99

1974.1

Raul Seixas 2o. LP solo - Gita

Cristina Buarque - Quantas lágrimas

Novos Baianos 4o. LP

Gilberto Gil - Maracatú Atômico

Rita Lee & Tutti-Frutti 1o. LP 

 

Em 11 de Janeiro de 1974, 

Raul Seixas inicia as gravações de seu  2º. LP soloGita, que contém alguns dos maiores clássicos seus e do rock brasileiro de todos os tempos.

Antes deste álbum Raul havia gravado os discos Raulzito e Os Panteras (1968) e Sociedade da Gran Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (1971), aquele com seu grupo (de mesmo nome) e este com seus amigos Edy Star, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada.

Além desses Raul também havia gravado (em 1973) uma coletânea de sucessos de rock dos anos 50 e 60, que levou o nome de Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, mas, como ainda não era conhecido do público, este disco nem sequer foi atribuído a ele na época.

Como esses discos foram gravados com participação de outros artistas, o 1o. LP verdadeiramente solo de Raul é Krig-Ha Bandolo, lançado no ano anterior (1973), sendo, portanto, Gita, o 2o. 

A música título foi a 1a. a ser gravada, e lançada em compacto em julho em conjunto com o álbum, estourando nas rádios e tvs de todo o país, vendendo mais de 600 mil cópias em pouquíssimo tempo. Em 2013 a canção viria a ser apontada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 72a. Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

O álbum, que tornaria Raul conhecido em todo o país, venderia rapidamente mais de 100 mil cópias, trazendo clássicos como a faixa-título, além de Super Heróis, Medo da Chuva, O Trem das 7, S.O.S, Sessão das dez (presente no LP Sociedade da Gran Ordem Kavernista, de 1971) e  Sociedade Alternativa.

Em 01 de fevereiro de 1974, Raul, acompanhado de Paulo Coelho, faz sua 1a. viagem aos Estados Unidos, onde, segundo diria depois, encontraria-se com Jerry Lee Lewis e com John Lennon e Yoko Ono, afirmações nunca comprovadas totalmente.

   Passaporte de Raul com o visto de saída de sua 1a. viagem para os Estados Unidos, em 01-02-1974

No dia 02 de maio de 1974 Raul e Paulo Coelho foram intimados a comparecer ao DOPS (polícia política da ditadura) e tiveram seus apartamentos invadidos para a apreensão dos gibis A Fundação de Krig-Ha, que seriam encartados no novo álbum recentemente gravado.

1974-02-05 - Documento do DOPS - Pedido de busca e prisão  / Raul e Paulo Coelho seriam novamente presos (na rua) e torturados, em 27-05-1974

No dia 27 de maio de 1974, pouco antes do lançamento do álbum, Raul e Paulo Coelho, seu parceiro e co-autor da maioria das músicas do disco, seriam presos por ordem do I Exército, lá sendo torturados e, em 11 de julho, expulsos do Brasil, colocados praticamente com a roupa do corpo em um avião com destino aos Estados Unidos, onde permaneceriam até o final do ano, só retornando por conta do enorme sucesso do álbum, lançado em julho de 1974.

                     

                                1974-28-07 - retorno temporário ao Brasil
                                         1974-08-08 - solicitação de visto de saída para voltar aos Estados Unidos
                                     1974-30-12 - Retorno definitivo ao Brasil

 


                                                    Ouça o LP completo no link ao lado:  Gita

____________________________________________________________________

Em 12 de Janeiro de 1974, 

Cristina Buarqueirmã caçula de Chico Buarque, grava Quantas lágrimas, o grande sucesso de sua carreira, um dos maiores clássicos do samba nos anos 70.

                                      
                         Ouça no link abaixo                                            Quantas lágrimas

____________________________________________________________________

Em 15 de Janeiro de 1974, 

Os Novos Baianos, agora morando em um sítio em São Paulo, iniciam as gravações de seu 4º. LP, conhecido como Linguagem do Alunte,  embora traga na capa apenas o nome do grupo.

Este é seu penúltimo disco com a participação de Moraes Moreira, que  antes do final do ano, logo após gravar mais um disco com o grupo, sairia.

                             
     

                                 
            Ouça o LP completo no link abaixo
                     
Linguagem do Alunte

____________________________________________________________________

Em 18 de Janeiro de 1974, 

Gilberto Gil entra nos estúdios da Phillips para a gravação de um compacto que trás um de seus maiores clássicos: Maracatú Atômico.

Composta por Jorge Martner (e Nelson Jacobina) e gravada por ele no mesmo ano, a música tornar-se-ia um dos maiores ícones dos anos 70 e da história da música  brasileira.

Em 1996 Chico Science & Nação Zumbi a regravaria com uma roupagem totalmente diferente, o Manguebeat, um estilo todo próprio do grupo.

Em 2002 chegaria a vez de Caetano Veloso gravar sua versão, e acompanhado pelo autor original, Jorge Mautner.

                                     
                         Ouça no link abaixo                                             Maracatú Atômico
                           
                                                                           Ouça no link abaixo                                            Maracatú Atômico
                                     
                           Ouça no link abaixo                                                     Maracatú Atômico
                                       
                         Ouça no link abaixo                                                  Maracatú Atômico                

____________________________________________________________________

Em 20 de Janeiro de 1974,  

Rita Lee entra em estúdio para a gravação do 1o. LP com seu novo grupo, Tutti-Frutti, formado no ano anterior, tendo ela e Lucia Turnbull nos vocais, Luis Sérgio Carlini na guitarra, Lee Marcucci no baixo e Emilson Colantonio na bateria.

Nome do disco: Atrás do porto tem uma cidade (citação de uma frase dita por Raul Seixas em uma conversa de ambos em Nova Iorque no ano anterior: "Não esqueça, Ritinha, que por trás de todo porto tem uma cidade").

O álbum de 10 faixas trás alguns dos primeiros clássicos do grupo, como Menino bonito e Mamãe natureza.

                                         
          Ouça o LP completo no link abaixo
         
Atrás do porto tem uma cidade  

99