94

1973.7

Novos Baianos 3o. LP

Novela Carinhoso -  LP Trilha Sonora Internacional

Hits Brasil  Pete Dunaway - I'll be fine (compacto)

Novela Rosa dos Ventos - LP Trilha Sonora

Elizeth Cardoso - Naquela mesa / Eu bebo sim (compactos)

 

Em 10 de Junho de 1973, 

Os Novos Baianos, vivendo todos juntos em um sítio em um sítio em Jacarepagua (RJ) gravam seu 3o. Álbum (LP), N ovos Baianos F.C. (Futebol Clube), cujo título refletia seu estilo de vida na época, dividindo-se entre a música e o futebol. O disco traz alguns dos maiores clássicos, seus e da história da música brasileira.

                                 
                 Ouça o LP completo no link abaixo         Novos Baianos F.C.          

___________________________________________________________________

Em 02 de Julho de 1973, 

Carinhoso, novela da Rede Globo de Televisão, estreia nesse dia às 19 hrs, trazendo em sua trilha sonora internacional alguns dos maiores clássicos da música jovem dos anos 70, como Music and me (Jackson Five), Skyline Pigeon (Elton John), For once in my life (Gladys Knight & The Pips), além de Window e For better,  mais dois grandes sucessos, respectivamente, dos  Hits Brasil Chrystian e Paul Brian.

Chrystian e seu irmão Ralph (Ralph Richardson da Silva), ambos goianos, a partir de 1982 dariam uma guinada em sua carreira, formando a dupla  Chrystian & Ralf  , uma das precursoras do "sertanejo moderno". 

Nessa época, no início dos anos 70, Ralf adotava o pseudônimo de Don Eliott.

Durante toda a década de 70 os dois irmãos goianos seriam importantes expoentes do Hits Brasil,  segmento em que, a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passaram a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. 

Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

Chrystian chegava ao ponto de apresentar-se em programas de TV com uma longa capa prateada, dizendo-se britânico, e levando com ele um intérprete para traduzir as frases que inventava como fossem em inglês.

Já Paul Bryan  é o pseudônimo americano utilizado pelo  tecladista cego brasileiro Sérgio Sá, também participante do segmento Hits Brasil.

Sergio Sá também é o compositor de Please, Don't say goodbye, 1o. sucesso em inglês gravado por  Chrystian, entre outros gravados em inglês. 

A novela, com 174 capítulos, terminaria em 19/01/1974.

                                                                 
                                                                 
                                                                

            Ouça o LP completo clicando no link ao lado: Carinhoso (internacional)           

____________________________________________________________________

Em 15 de Julho de 1973, 

Pete Dunaway, (Otávio Augusto Fernandes Cardoso), músico paulista, cantor, compositor, produtor e posteriormente diretor das gravadoras RGE e Som Livre,  é um integrante do gênero Hits Brasil segmento em que a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passariam a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. 

Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

fantasia em torno desses artistas era tão bem montada que, para evitar que fossem reconhecidos (até porque quase nenhum deles falava inglês),  os discos vinham com fotos falsas ou desfocadas, (veja exemplo), e eles pouco faziam shows ou se apresentavam em televisão

Nesse dia Pete grava um compacto com I'll be fine, seu 1o. grande sucesso, uma balada romântica que ao ser incluída na trilha sonora da novela A Rosa dos Ventos da TV Tupi, tornar-se-ia uma da mais executadas nos bailes e emissoras de radio do país durante quase toda a década de 70. 

O lado b do compacto, Believe me,  darling, também faria um enorme sucesso.

Tavinho, como sempre foi conhecido pelos amigos (como Rita Lee), hoje é pastor de uma igreja pentecostal e trabalha com publicidade.

                             
                                         Ouça nos links abaixo
          I'll be fine           /     Believe me darling                               

Em 16 de julho de 1973,

A novela Rosa dos Ventos estréia pela TV Tupi, no horário das 19 hrs, trazendo em sua trilha sonora (disco único, reunindo os temas nacionais e internacionais), além da I'll be fine, de Pete Dunaway, acima citada, Paz, de Tim Maia, How could I know, de Raul Seixas.

In my song, última música do lado B do LP, também é o lado B de uma outra versão do compacto de Pete Dunaway que trás I'll be fine (acima citada e também presente no LP).                                                                      Pete cedeu esse lado B para a Banda Uncle Jack, que o acompanhava, cujo cantor principal (e que gravou essa faixa) era Fábio Júnior, que na época aprentava-se como Mark Davis, pois, assim como Pete, era integrante dos  Hits Brasil.

A novela, com 107 capítulos, encerraria-se em 17 de novembro de 1973.

                                                                            
                                                           Ouça o LP completo clicando no lik ao lado: Rosa dos Ventos

___________________________________________________________________

Em 27 de Julho de 1973,

Elizeth Cardoso grava um compacto com Naquela mesa, um  dos maiores clássicos, seus e da história da música brasileira

O disco foi gravado com a participação de Sérgio Bittencourt, o compositor da música, que a fizera em homenagem a seu pai, Jacob do Bandolim, no dia da morte dele, quatro anos antes, em 1969.

O sucesso foi tão grande que a tornaria uma das músicas executadas nas rádios de todo o país (97o. lugar das paradas), e sua beleza despertaria o interesse do cantor Nelson Gonçalves, que a regravaria no final do ano, lançando-a em um compacto no início de 1974, com igual, ou ainda maior, êxito

                                         
                                                           Ouça no link abaixo
                     
 Naquela mesa
                                     
                                        Ouça no link abaixo
                         
Naquela mesa

Quase na mesma época, Elizeth Cardoso gravaria um outro compacto, com um sucesso ainda maior,  Eu bebo sim, 19o. lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil,.

Apesar de sua letra poilêmica, que fazia apologia ao uso da bebida, a canção se tornaria um grande clássico da música brasileira, com inúmeras regravações até os dias de hoje, como, por exemplo, a versão feita por  Bebeto e Seu Jorge.

                                  
                                        Ouça no link abaixo
                         
Eu bebo sim 
                                             
                                                        Ouça no link abaixo
                         
Eu bebo sim

94