1972.9
Paulinho da Viola - LP A Dança da Solidão
O Terço 2o. LP
Eumir Deodato - Also Sprach Zarathustra
Em 16 de Dezembro de 1972,
Paulinho da Viola inicia as gravações de seu 11º. LP, A Dança da Solidão, que trás alguns de seus maiores sucessos, como Guardei minha viola, No pagode do Vavá e a faixa-título.
O disco é um dos maiores clássicos da MBP, a ponto da edição brasileira da revista Rolling Stone indicá-lo como o 30o. Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.
![]() |
![]() A Dança da Solidão |
___________________________________________________________________
Em 20 de Dezembro de 1972,
O Terço que com a saída do guitarrista Jorge Amiden no final de 1971 voltaria a ser um trio (Sérgio Hinds, Vinicius Cantuária e César de Mercês), inicia as gravações de seu 2o. Ál bum (LP), Terço, tendo a participação de Luiz Paulo Simas (então no Modulo 1000) nos teclados, e um som agora assumidamente voltado para o rock progressivo, que viria a consagrar o grupo.
![]() ![]() |
|
___________________________________________________________________
Em 20 de Dezembro de 1972,
Eumir Deodato, pianista, maestro, compositor e arranjador carioca, nesta época vivendo, já há alguns anos, nos EUA, alcança sucesso mundial com a gravação de um compacto com uma versão bem funkeada de Also Sprach Zarathustra, clássico de compositor alemão Richard Strauss, que 4 anos antes (1968) fora trilha sonora do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço.
A música originalmente gravada entre 12 e 14 de setembro como parte de seu LP Prelude, chegaria ao segundo lugar na parada pop da revista Billboard em janeiro de 1973 e sétimo na inglesa. O compacto vendeu 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
![]() |
![]() Also Spratch Zarathustra |