102

1974.4

Gonzaguinha 2o. LP

Clara Nunes 8o. LP

Mac Rybell 1o. (e único) LP

Novela O Espigão LPs Trilha sonora Nacional e Internacional

Elis Regina 13o.LP - Elis

Em 07 de Março de 1974, 

Gonzaguinha grava no 2º. LP (homônimo) o seu 1º. grande sucesso, a música que o projetaria em todo o Brasil e que daria início à consolidação de sua carreira: Galope (...êêê...sacode a poeira...  embalança, embalança, embalança, embalan-çá).

O álbum, lançado em julho trás ainda outros grandes clássicos deles, como Pois é, seu Zé e Meu coração é um pandeiro, além de um de seu pai, Gonzagão, Assum Preto.

                           
            Ouça o LPcompleto no link abaixo 
                      
Luiz Gonzaga Jr.

____________________________________________________________________

 Em 12 de Março de 1974, 

Clara Nunes, cantora mineira, uma das mais marcantes e influentes artistas da história da música popular brasileira, teve uma curta carreira, iniciada em 1952 (com 9 anos), profissionalizando-se a partir de 1960, lançando seu 1º. LP em 1965, e encerrada precoce (com pouco menos de 40 anos, em 1983) e tragicamente, resultado de uma reação alérgica à uma simples cirurgia de varizes.

Clara inicia nesse dia em 1974, as gravações de seu  8º. LP, Alvorecer, que lhe  traria a consagração nacional, com vendagem acima de 700.000 cópias.

O disco trás vários de seus maiores sucessos como Menino Deus, Samba da volta, Meu sapato já furou, Nanaê Nanã Naiana, Pau de arara e Conto de areia. O disco a consagraria definitivamente como uma das maiores intérpretes da música brasileira em todos os tempos. 

                                            
         Ouça o LP completo no link abaixo
                           
Alvorecer        

____________________________________________________________________

Em 02 de abril de 1974, 

Mac Rybell, grupo do interior paulista (cidade de Assis, a 448 kms da capital) formado em 1964, com grande atuação em bailes nos principais clubes do estado e fora dele, cujo nome era formado pelas iniciais de seus integrantes, (Mario, Caio, Rodolfo, Irineu e Bell) foi um dos poucos (talvez o único) grupos de cidades do interior de São Paulo a fazer sucesso nacional, sendo convidado para programas de TV e radio como Chacrinha, Silvio Santos, Bolinha e Flavio Cavalcanti.

Esse sucesso seria solidifcado com a música Meu sonho, inserida em seu 1º. (e único) LP, gravado nesse dia pela gravadora Beverly. e que seria uma das mais tocadas nas rádios brasileiras em 1974.

Porém, o sucesso e a discografia do grupo não resumem-se a esse LP (que leva apenas seu nome).

Na verdade o grupo despontaria nacionalmente (acompanhando inclusive figuras de destaque da música jovem como Wanderléia - veja imagem abaixo) com o lançamento de um compacto gravado em 1968, com a música dos Rolling Stones, The lantern, que na época era inédita no Brasil, ou seja, o Mac gravou-a aqui antes mesmo do lançamento original dos StonesO lado b do compacto trazia uma música própria do grupo: Shadow.

OBS. O autor da Musicastória teve o prazer de produzir vários bailes do Mac Rybell nos anos 70, e é testemunha de que o grupo era um dos mais extraordinários nesse segmento. 

Pode-se citar paralelamente outros grupos, com qualidade comparável, da mesma região (interior paulista), que foram igualmente produzidos por este autor, como Yarassus (de Marília, "nascido" no Yara Clube dessa cidade) e Crazys (de Rancharia - Rominha, o vocalista, e sua turma, faziam covers do Pink Floyd que todos achavam ser playback, de tão perfeitos).

                                      
 Ouça músicas deste LP nos links abaixo
Meu sonho / The first time that I saw /         Amor ainda existe / Wait / Como posso viver / Apocalipse 

          
                              
            Ouça o compacto nos links abaixo
                         The lantern / Shadow

____________________________________________________________________

Em 03 de Abril de 1974, 

O Espigão é o nome da novela que estreia às 22 hrs, pela Rede Globo de Televisão, trazendo em sua trilha sonora nacional alguns dos maiores nomes da música brasileira dos anos 70 e de até hoje, como Tom e Dito (Malandragem dela), Tom Zé (Botaram tanta fumaça), Zé Rodrix (O Espigão), Alceu Valença (Retrato 3x4) e Benito Di Paula (Último andar).

Já a trilha sonora internacional, trazia alguns dos maiores clássicos da música jovem dos anos 70 de vários países, como The Ballad of Danny Bayley (Elton John), We can make it happen again (The Stylistics), Tell me a lie (Sami Jo), Rock your baby (George McCrae) e Pledging my love (Diana Ross & Marvin Gaye).

                                                                
                                                                   
                                                                 
                                                                                                     Ouça o LP completo no link ao lado: O Espigão (Nacional)
                                                                   
                                                                                           Ouça o LP completo no link ao lado: O Espigão (Internacional)

____________________________________________________________________

 Em 02 de Maio de 1974, 

Elis Regina, logo após voltar dos Estados Unidos, onde (entre 22-02 e 09-03) gravara um álbum com Tom Jobim (o clássico Elis & Tom), agora morando em São Paulo, no Brooklyn, com seu marido César Camargo Mariano, entra nos Estúdios Sonima em São Paulo para iniciar as gravações de seu 13o. LPElis.

O álbum é repleto de clássicos da cantora e da história da música brasileira, como Travessia, Ponta de areia (ambas de Milton Nascimento), O mestre-sala dos mares, Dois prá lá dois prá cá e Caça a raposa (as 3 de João Bosco).

                                   
          
                                  
                  
                                                       Ouça o LP completo no link ao lado:  Elis

102