112

1965.3

Nasce o Movimento Hippie

Rolling Stones 7o. compacto (I can't get no - Satisfaction)

The Yardbirds 1o. LP nos USA (For your love)

 

Em 13 de Maio de 1965, 

San Francisco Mime Troupe, grupo teatral com propostas radicais de atuação e de mudanças na sociedade (extinção do dinheiro, livre acesso à cultura e moradia, liberdade de expressão, amor livre, etc...) estabelece-se na  esquina das ruas Haight e Ashbury em San Francisco.

Juntamente com outros artistas e voluntários, eles criariam a partir daí o grupo The Diggers que, além de peças teatrais ao ar ilvre, oferecia comida, alojamento temporário, assistência médica e transporte a todos os jovens hippies que buscavam na época libertar-se da opressão de seus pais e da "velha cultura", lutavam contra a guerra no Vietnã, curtiam o rock and roll e começavam a organizar-se em comunidades urbanas e rurais.

Surgiam aí as raízes do que viria a ser o movimento Hippie, a maior revolução cultural do século 20, com garotos de cabelos longos, meninas de minissaia, circulando pelas ruas e concertos de rock em kombis coloridas, movidos pelo LSD e pelos slogans Make love, not war (faça amor, não faça guerra) e sex, drugs and rock and roll.

                             
                                            

____________________________________________________________________

Em 06 de Junho de 1965,

Rolling Stones lança  seu 7º. compacto com o 1º. grande clássico de sua carreira, um dos maiores ícones do rock mundial: (I can’t get no) Satisfaction.

A música (gravada em 12-05-1965)  também  figuraria na edição americana do LP  Out of our heads,  lançado em 30-07-1965.

A 2a. Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stone, tal o grau de sua influência no rock mundial.

                                               
Ouça no link abaixo
(I can't get no) Satisfaction

____________________________________________________________________

Em 13 de Junho de 1965,

The Yardbirds lança, pela  Epic, o 1º. LP de sua discografia americana, For your love.

O disco traz uma mistura de faixas lançadas antes somente nos USA.

O lançamento precede a 1ª. turnê americana do grupo, e o disco alcançaria o 96º. lugar nas paradas da revista Billboard.

O LP possui 3 faixas das primeiras gravações de Jeff Beck (incorporado ao grupo após a saída de Eric Clapton em 13-03 desse ano): I'm not talking, I ain't done wrongMy girl sloopy.

Eric Clapton é quem toca guitarra nas demais faixas,  (os 3 compactos lançados até aquele momento nos USA, além de duas faixas demo que permaneceriam inéditas na Inglaterra até 1980).

 

Clapton não é mencionado nem na capa nem no encarte do disco.

                                 
            Ouça o LP completo no link abaixo
                     
For your love

112