102

1964.1

Beatles 6o. compacto

Beatles 1o. lugar nos USA

Beatles 1a. Turnê Americana

Beatles no Ed Sullivan Show

Simon & Garfunkel gravam The Sounds of Silence

 

Em 29 de Janeiro de 1964, 

The Beatles inicia em Paris a gravação de seu 6o. compacto, que contém um dos maiores clássicos da história do rock mundial: Can't buy me love, do lado A, e,  do lado B, You can't do that

O compacto seria lançado em 20-03-1964.

A gravação de Can't buy me love, iniciada no Pathé Marconi Studios de Paris, durante uma excursão do grupo pela França, somente seria terminada em Londres em 25 de fevereiro, data em que também gravariam You can't do that

As duas também fariam parte de seu 3o. álbum (e trilha sonora de seu 1o. filme), A hard day's night,  nas lojas a partir de 10-07-1964.

Na mesma sessão de 29-01 em Paris,  o grupo gravaria também duas músicas em alemão

Komm, gib mir deine Hand Sie liebt dich.  

A 1a. é uma versão de I want to hold your hand, e a 2a. de She loves you, e seriam lançadas em um compacto, apenas na Alemanha, em 05-03-1964, não fazendo parte da discografia de álbuns oficiais do grupo, saindo apenas neste disco e na coletânea  Past Masters Volume 1, lançada em 07-03-1988.

                             Ouça no link abaixo
Can't buy me love
Ouça no link abaixo      
You can't do that
                                   Ouça no link abaixo
Komm, Gib Mir Deine Hand
                                  Ouça no link abaixo
Sie liebt dich
         Ouça o LP completo no link abaixo
Past Masters vol. 1

___________________________________________________________________________

Em 01 de Fevereiro de 1964, 

The Beatles chega, pela 1ª. vez, ao 1º. lugar das paradas americanas (Hot 100 da revista Billboard ) com I want to hold your hand , lançada nos Estados Unidos em 13 de Janeiro.

O Hot 100 é a tabela musical padrão dos Estados Unidos, que avalia a lista das cem músicas mais vendidas no decorrer de uma semana. As posições são atribuídas através do número de vendas de discos. A  contagem começa na segunda-feira e termina no domingo. Os resultados são publicados na edição de quinta-feira. I want to hold your hand havia entrado pela primeira vez nas paradas da Billboard, em 45o. lugar, no dia 18 de janeiro.

Nas primeiras 3 semanas de lançamento o compacto atinge 1 milhão de cópias, mantendo-se em 1º. lugar por 11 semanas seguidas.

Logo em seguida, em 17 de Março, o grupo estaria ocupando os 4 primeiros e também os 6o, 7o., 11o.  e 36o. lugares. Em 04 de Abril, os 5 primeiros lugares já eram todos dos Beatles.

                                       
 

____________________________________________________________________

Em 07 de Fevereiro de 1964, 13:20 hrs,

The Beatles chega pela 1ª. vez aos EUAiniciando a invasão britânica.

Quando o vôo 101 da Pan-Am toca o solo do aeroporto John F. Kennedy, em New York, os mais de 3 mil fãs presentes vão ao delírio absoluto, prenunciando a febre dos grupos ingleses que inicia-se neste momento.

                     
 

____________________________________________________________________

Em 09 de Fevereiro de 1964 , Domingo, 20 hrs.,

The Beatles apresenta-se pela 1ª. vez no Ed Sullivan Show, o  programa de TV de maior audiência nos Estados Unidos.

O show, transmitido via satélite, é assistido por 73 milhões de pessoas ao redor do mundo.

                                       

____________________________________________________________________

Em 15 de Fevereiro de 1964,

Simon & Garfunkel gravam The sounds of silence, seu 1º. sucesso, feita em homenagem ao presidente John Kennedy, assassinado três meses antes.

O sucesso, porém, só viria no ano seguinte, 1965. Tocada por apenas dois violões e um contrabaixo, The sounds of silence foi abafada pela onda da Beatlemania que varreu a América bem nesses dias (os Beatles haviam chegado pela 1a. vez aos Estados Unidos na semana anterior).  

Desanimados, os amigos de longa data se separaram. Simon se mudou para a Inglaterra e Garfunkel retornou para a faculdade em Nova York.

Em 15 de junho do ano seguinte, 1965, enquanto Simon estava na Inglaterra, as estações de rádio na região de Cocoa Beach e Gainesville, Flórida, começaram a receber pedidos de The sounds of silence. Pedidos também começaram a chegar nas rádios de Boston. 

Aproveitando a oportunidade, o produtor da dupla, inspirado por versões elétricas imensamente populares fetas pelos Byrds de canções de Bob Dylan, sem a participação (e nem sequer o conhecimento) da dupla, entrou em estúdio e fez sobre a gravação original, acústica,  uma versão com guitarras elétricas, baixo e bateria e relançou-a em setembro em um compacto, tendo We've got a groovery thing goin' do lado B. 

Esta seria a versão que explodiria nas paradas, alcançando o primeiro lugar no dia de Ano Novo de 1966, e se eternizando como uma das músicas mais importantes da história.

Com o enorme sucesso, Simon imediatamente retornou de Londres e a dupla retomou a carreira, gravando logo em seguida, em março, seu 2o. LP, Sounds of silence, que traz alguns de seus maiores clássicos, como I am a rock e a faixa-título. O disco seria lançado em 17-01-1965.

                                                 
Ouça no link abaixo 
The sounds of silence
                                         
        Ouça o LP completo no link abaixo
Sounds of silence

102