86

1962

Beatles - 1a. audição oficial para uma gravadora

 

Em 01 de Janeiro de 1962, Segunda-Feira, 11 da manhã,

The Beatles,  (Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, e Pete Best),  faz sua 1ª. audição oficial com uma gravadora,  a Decca Records, em Londres.

Eis a história: 

Brian Epstein, após a assinatura do contrato tornando-se empresário do grupo (em dezembro do ano anterior),  passa a percorrer as principais gravadoras em busca de um teste e um possível contrato de gravação.

 Depois de muitos nãos,  usando a influência de sua família que é proprietária de uma das maiores lojas de discos (NEMS Records) de Liverpool e do norte da Inglaterra, ele consegue que um representante da Decca, Mike Smith, vá até Liverpool e assista a algumas apresentações do grupo no Cavern Club.

Smith imediatamente agenda uma audição com a gravadora, logo para o dia primeiro de janeiro.

Por sugestão de Brian eles gravam 15 músicas de uma seleção bem variada dos diferentes estilos que englobam seu repertório. 

Esse material só viria a público em 1982, 20 anos depois, em um álbum com o nome Decca Tapes.

Bandas com guitarras estão ficando fora de moda é o que diz Dick Rowe, o chefão da Decca, a Brian Epstein, após ouvir as fitas.

Em março, a Decca  informa que preferiu assinar com uma banda dos arredores de Londres,  chamada Brian Poole & The Tremeloes. 

Epstein responde à Decca que estava completamente convencido de que aqueles garotos seriam maiores do que Elvis Presley.

Brian, então, procuraa George Martin, produtor da gravadora EMI-Parlophone...... 

O resto, como se diz, é história....a história do grupo mais famoso em todo o mundo, em todos os tempos...

                                 
 Ouça o LP completo no link abaixo
The Decca Tapes

86