90

1962.4

The Detours, o embrião do The Who

The Rolling Stones 1o. Show

Pete Best é demitido dos Beatles

 

Em 11 de Julho de 1962, 

The Detours, banda “embrião” do que viria a tornar-se o  The Who,  faz sua estréia em um show no Paradise Club, no bairro de Peckham de Londres, onde moravam todos seus membros, com a seguinte formação: Colin Dawson nos vocais, Roger Daltrey na guitarra base, John Ent wistle no baixo, Pete Townshend na guitarra solo e Doug Sandom na bateria.

                                   

____________________________________________________________________

Em 12 de Julho de 1962, Quinta-Feira,

The Rolling Stones  nesse dia faz  o 1º. show profissional de sua carreira, no Marquee Club em Londres, com Mick Jagger nos vocais, Elmo Lewis e Keith Richards nas guitarras, Ian Stewartt no piano, Dick Taylor no baixo e Mike Avery na bateria.

O nome do grupo foi dado por Brian Jones em homenagem à música Rollin' Stone do bluesman americano Muddy Waters.

O nome do grupo neste show inicial ainda é Mick Jagger and the Rolling Stones, conforme anúncio de jornal do dia.

"Por que Rolling Stones?" alguém perguntou. "Por que uma pedra que rola não cria limo" foi a resposta de Brian, repetindo as palavras sábias do mestre Muddy Waters ("A rollin' stone gathers no moss") em um dos maiores clássicos de sua carreira.

                             
  Ouça no link abaixo
Rollin' Stone

____________________________________________________________________

Em 16 de Agosto de 1962,

Pete Best, o então baterista dos Beatles, é informado de sua demissão e substituição por  Ringo Starr. É Brian Epstein, empresário do grupo, quem lhe dá a notícia, em um episódio até hoje não muito bem explicado,  já que  até o dia anterior tudo correra perfeitamente bem entre eles.

Muitos acreditam que  foi por imposição do produtor George Martin, que não gostava de seu estilo como baterista; outros que foi por pressão de Paul McCartney, que teria ciúmes do sucesso que Pete fazia com as meninas durante os shows.

Em 18 de Agosto, dois dias depois, Ringo faz sua estréia oficial com os Beatles, num show na cidadezinha de Port Sunlight, durante uma feira de produtos rurais.

Ringo tocaria pela 1a. vez com o grupo no Cavern Club quatro dias depois, em 22 de agosto, um sábado, sofrendo uma enorme vaia do público, que exigia a volta de Pete Best, a quem adoravam. 

                         
                            
                                         

90