63

1957.8

Little Richard deixa o Rock e torna-se pastor

Estréias:

Tim Maia e Roberto Carlos,  no The Sputniks,

Paul McCartney,  no The Quarry Men



Em 12 de Outubro de 1957,

Little Richard, no vôo de volta de uma turnê pela Austrália passa por problemas em seu avião, entrando em pânico. Ele implora a Deus e promete que se sobrevivesse largaria a vida artística e voltaria suas energias para espalhar a palavra de Deus. Ele diria depois que o chamado já estava lhe incomodando fazia alguns dias, desde que viu a passagem do recém-lançado satélite russo Sputnik pelo céu da Austrália. Isso, aliado ao incidente no avião, lhe pareceria um ultimato de Deus.

Tanto era verdade sua intenção anterior de deixar tudo para dedicar-se a Deus, que logo após o último show da turnê, antes da viagem de volta, ao anunciar que estava pensando em abandonar tudo e converter-se, foi desafiado por seu saxofonista a provar a sinceridade de suas intenções. Diante disso Richard tiraria 4 anéis de brilhantes, no valor de 8 mil dólares, que levava nos dedos, atirando-os ao rio, como prova de que estava abrindo mão dos bens terrenos para aproximar-se de Deus.

Na viagem de volta converte-se à Igreja Adventista do 7o. Dia, na qual tornar-se -ia pastor.

                                  
                                  

____________________________________________________________________

Em 14 de Outubro de 1957,

Tim Maia, aos 15 anos, chamado na época por sua turma de “Tião Marmiteiro”, pois entregava marmitas da pensão de seu pai,  junta seus amigos de infância Arlênio Livio e Wellington Oliveira, e monta um grupo que, em homenagem ao recém lançado 1º. Satélite russo, é chamado The Sputniks.

Uma noite um tal de Roberto Carlos Braga aparece no Bar Divino, que todos eles freqüentavam, e é apresentado a Tião como candidato à última vaga nos Sputniks. Quem os apresenta é Arlênio Livio,  colega de Tião na escola e no The Sputniks.

É um moreninho magrelo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), de cabelos crespos e olhos tristes, que puxa um pouco de uma perna, mas adora rock e canta muito bem, segundo Arlênio.

Após alguns testes, Roberto é aceito e torna-se um dos cantores do grupo (na realidade os quatro cantavam).

                                  
             
                               
                              
                                     
                       
                                    
                                   
                       
                                   
                                  

____________________________________________________________________

Em 18 de Outubro, Sexta-Feira,

Paul McCartney, com 15 anos, estréia no The Quarry Men Skiffle Group em um show no mais tradicional clubes de Liverpool: o New Clubmoor Hall (Conservative Club).

Ele mostra a John algumas composições suas, dentre as quais a 1ª., I lost my little girl, composta no ano anterior, quando tinha 14 anos.

Os shows do The Quarry Men Skiffle Group sucedem-se em número cada vez maior, expandindo-se, inclusive, para cidades vizinhas.

Seu empresário na época é Nigel Walley, amigo de infância de John Lennon.

                                     
    
                               
                         

63