60

1957.5

John Lennon-The Quarrymen 1o. Show,  

O Clube do Rock na TV brasileira,

O 1o. Encontro de John Lennon e Paul McCartney


Em 22 de Maio de 1957,

The Quarry Men Skiffle Group, embrião do que viria a ser os Beatles, faz sua 1ª. apresentação pública, na carroceria de um caminhão estacionado na rua Roseberry, em Liverpool,  na celebração do “Empire Day” (Dia do Império). O grupo não recebe nada pelo show.

A história registra o 1o. encontro de John  Lennon e Paul McCartney em 06 de Julho de 1957, ou seja, apenas 44 dias depois deste show, porém, observando-se bem na foto abaixo (à esquerda), há um garoto de óculos à direita do palco que se parece muito com Paul. 

Paul (talvez por não se lembrar), nunca confirmou haver estado nesse show. Seria mesmo ele?

                               
                                 

____________________________________________________________________

Em 01 de Junho de 1957, 3ª. Feira – 12:45 hrs.:

Carlos Imperial, compositor, produtor, ator e empresário, originário da mesma cidade de Roberto Carlos, na época com 22 anos, estréia  O Clube do Rocko 1º. programa de rock da TV brasileira, na TV Tupi do Rio de Janeiro.

Ali seriam lançados nomes como o grupo The Sputniks, com Roberto Carlos (apresentado como o Elvis Presley brasileiro) e Tim Maia (que seria o Little Richard brasileiro) como cantores.  

Erasmo Carlos era assistente de palco, e um “faz-tudo no programa. 

Clube do Rock contava também com Wilson Simonal.

Paulo Silvino, que se tornaria um famoso comediante (hoje no Zorra Total da Rede  Globo como o Seu Severino, entre outros personagens),  na época era dançarino e a vezes até cantor no programa. 

                                     
                            
         
                                   
                                          
                                   
                              
                                
                                    
                                
                               
  

____________________________________________________________________

Em 06 de Julho de 1957, Sábado,

John Lennon e Paul McCartney encontram-se pela 1ª. vez.

Nesta tarde de sábado, em Liverpool, Paul,  com 15 anos, convencido pelo amigo Ivan Vaughan,  vai “paquerarr umas menininhas” em uma quermesse da Paróquia de São Pedro (igreja anglicana do bairro de Woolton).

A programação musical inclui um grupo local: The Quarry Men Skiffle Group, liderado por John, um vocalista loiro de quase 17 anos, magro e que berra como ninguém.

Paul fica bastante impressionado com a performance (e a cara de pau) de John, que por não saber as letras das canções que canta, adapta versos próprios para tapar os buracos.

Ao final do show, Ivan, que também é amigo  de John, apresenta-os. Paul acha John arrogante, e este acha que Paul está bêbado  (e ele está mesmo). Ainda assim, durante essa conversa  Paul pega um violão e toca um rockabilly de Eddie Cochran, Twenty Flight Rock, deixando  John bastante entusiasmado, afinal, além de tocar bem, Paul sabe a letra inteira da música. Nessa época o Rock’n ’Roll ainda engatinha e encontrar alguém que demonstre os mesmos interesses é fundamental para seguir em frente.

Duas semanas depois Paul McCartney é convidado a ser um dos Quarry Men.

OUÇA NO FIM DESTE TÓPICO A GRAVAÇÃO DO SHOW

                                  
                               
                                   
        

                               

Ouça AQUI  as Gravações do Show

60