41

1954-1

O Rock "negro" escandaliza a sociedade "branca" 

Ícones dos Anos 50 1as. gravações: Mr. Sandman / Rock Around The Clock 


Em 02 de Fevereiro de 1954, 

The Midnighters causa furor em todo os EUA com o hit  Work with me, Annie, com claras conotações sexuais, provocando ondas de protestos da sociedade conservadora, clamando pelo banimento definitivo da música negra das emissoras de radio, e apelando para que os pais não comprassem, ou impedissem que seus filhos o fizessem, qualquer tipo de música feita por negros, classificada de "gritos, palavras idiotas e música selvagem, que corrompe a  moral da juventude da América".

Em contraposição à esta onda conservadora são lançadas músicas ainda mais explicitamente “sexyes”, que acabam tornando-se hits de massa em todo o país, como Sexy ways,  do próprio The Midnighters (em junho)), seguidas por muitas outras de outros grupos.

                                   

                                Ouça no link abaixo     

Work with me Annie 

                                

                                 Ouça no link abaixo   

Sexy ways          

____________________________________________________________________

Em 05 de Março de 1954,  

Mr. Sandman um dos maiores ícones dos anos 50, é gravada em um compacto 45 r.p.m., pelo grupo feminino americano The Chordettes.

Lançado em outubro com sucesso absoluto, o disco terminaria o ano em 1o. lugar nas Paradas americanas e tornar-se-ia uma das marcas registradas da década de 50 americana.

                             Ouça no link abaixo

Mr. Sandman       

                              

____________________________________________________________________

Em 12 de Abril de 1954, 

Rock Around The Clock,  o 1o. rock and roll que faria sucesso em todo o mundo, um dos maiores ícones do gênero em todos os tempos, por muitos considerada como "o som que mudou o curso da música mundial, inaugurando a Era do Rock",  é gravada por Bill Haley & His Comets  neste dia apenas como o lado b de um compacto para a gravadora Decca.

Nesse momento, porém,  a música passa quase que despercebida do público, figurando durante apenas uma semana em 23o. lugar nas paradas americanas, e vendendo apenas 75.000 cópias.

O "estouro" mundial só aconteceria no ano seguinte, 1955, quando incluída na trilha sonora do filme Blackboard Jungle ("Sementes da Violência", no Brasil), e logo depois estaria liderando as paradas de sucesso ao redor do mundo.

Na década de 1990 a gravação seria reconhecida pelo livro Guinnes de Records como o 4o. compacto mais vendido da história, com mais de 25 milhões de cópias comercializadas.

Na realidade a verdadeira 1a. gravação de Rock around the clock ocorreu em 20 de março de 1954 e foi realizada pelo grupo Sonny Dae and His Knights, passando, porém, absolutamente desapercebida.

A composição (embora haja muitas controvérsias) da música foi registrada em 31 de Março de  1953 por James E. Myers (com o pseudônimo Jimmy DeKnight) e Max Freedman.

A música country de Hank Williams Sr., de 1947, Move it on over, muito parecida com Rock Around The Clock, é considerada como influência direta em sua criação.

                                 Ouça no link abaixo

Rock Around The Clock         

                             

                                      Ouça no link abaixo

Rock Around The Clock

                                 

                     Ouça no link abaixo

 Move it on over       

                             

41