16

1937-1938

O 1o. Rock and Roll?

Robert Johnson 1o. (e único) Álbum (LP)    

"Explosão" do boogie-woogie, "avô" do Rock and Roll

 

1937:

Count Basie grava um compacto com ONE O'CLOCK JUMPuma mistura de swing e R&B, música considerada por muitos como o 1º. ROCK AND ROLL da História, apesar de ser claramente um jazz “swingado”, e o próprio Basie ser mais lembrado até hoje como um dos maiores jazzistas de todos os tempos.

                                   

                                                                            

Ouça no link abaixo

One O'Clock Jump

____________________________________________________________________

1937, Novembro:

Robert Johnson   grava seu 1º. e únic o Álbum (LP), produzido em apenas duas sessões de gravações, em novembro de 1936 e junho de 1937, resumindo-se ambas a 29 músicas.

Apesar dessa obra numericamente tão pequena, Johnson ao morrer (assassinado, dizem que pelo marido de sua amante) no ano seguinte, com apenas 27 anos, já tinha alterado todo o curso futuro da música americana.

Foi para o blues, nos anos 30, o que viria  a ser Jimi Hendrix para o rock nos 60

                                  
           

____________________________________________________________________

1938: 

Pete Johnson, ,"Big Joe" Turner Louis Jordan , reinam no  boogie-woogie, gênero dançante que incendeia o país a partir desse ano, principalmente com os From Spirituals to Swing  Concertssérie de concertos que acontecem no Carnegie Hall em N.Y entre 23 de dezembro de 1938 e 24 de dezembro de 1939, além das 1as. gravações desse tipo de Johnson e Turner, em Kansas City,  e a formação do Tympany Five, grupo de Louis Jordan.

                                   
 
            
 
               
 

16