01  

1700-1877

O Piano  / O Violão /  Telefone

 

1700:

Bartolomeo Cristoforiconstrutor de cravos de Florença, cria o  PIANO, chamando-o de Gravicembalo col Piano e Forte, isto é, cravo com sons suaves e fortes. 

Enquanto as cordas do cravo são tangidas por bicos de penas, o piano tem suas cordas percutidas por martelos (revestidos de couro nos primeiros modelos), cuja dinâmica pode ser variada de acordo com a pressão dos dedos do executante.

                                
                              

_____________________________________________________________

1850:

Antonio de Torres Jurado, pai  do  VIOLÃO  com as características que hoje conhecemos.  

Este luthier espanhol criou grandes mudanças na estrutura,  que se mostrariam decisivas para o violão moderno. Dentre estas, a ênfase na madeira do tampo do instrumento para o timbre,  e o comprimento das cordas em 65 cm, tamanho  utilizado até hoje. Modifica também o tamanho do braço: maior e mais grosso que dos outros instrumentos fabricados na época e anteriormente.

O violão de Torres é tão superior a tudo realizado até então, que o seu padrão muda os modelos de outros instrumentos na Espanha e, eventualmente, no mundo. As idéias de Torres criam toda uma escola de construtores.

                                 
 

________________________________________________________

  1861: 

Philipp Reis, professor alemão, faz as 1as. transmissões de sons musicais por meio de fios

É o  TELEFONE MUSICAL, (também  chamado telefone filosófico).

                               
 
                                                                          

________________________________________________________

1876, 10 de março

Alexander Graham Bell, cientista escocês (Edimburgh), vivendo na cidade de Boston, EUA, experimenta mais um modelo de telefone,  dos muitíssimos que já havia testado sem sucesso, desde dois anos antes.. Ele está sozinho no sótão de sua casa.

Seu assistente,  Thomas Augustus. Watson  encontra-se em outra sala. até onde está estendido um fio,Nesse dia, enquanto Bell está trabalhando, derruba uma pilha (invenção de 1801 do físico italiano Alessandro Volta).

Os ácidos fortemente corrosivos caem sobre a mesa e molham  suas roupas, estragando-as e ameaçando queimá-lo. Bell grita instintivamente: "Mr. Watson, come here, I want you!" (Sr. Watson, venha cá, preciso do senhor!).Watson ouve a mensagem,  transmitida pelo telefone, e acorre. Bell tem, então, 29 anos.  

É uma realidade o TELEFONE.

Três dias antes desses acontecimentos, a 07 de Março, Bell já obtivera a patente no. 174.465, da invenção do telefone, mesmo sem ainda haver tido sucesso real em suas experiências com o aparelho. 

A 25 de junho

Dom Pedro II, Imperador do Brasil, visitando a Exposição de Filadélfia (Exposição Universal),nos Estados Unidos, assombra-se diante da primeira demonstração pública do funcionamento do telefone de Graham Bell:

Bell, no bocal, diz: “To be or not to be, that is the question”(ser ou não ser, eis a questão).  

Dom Pedro II, fone no ouvido, grita: " Meu Deus, isso fala!!!"  

1877: 

Poucos meses depois da Exposição de Filadélfia chega ao Rio de Janeiro 

o 1o. telefone do Brasil, o 1o. fora dos Estados Unidos

Ou seja: 

O Brasil foi o segundo país do mundo a possuir telefone, logo depois de sua invenção nos Estados Unidos

O aparelho foi fabricado nos Estados Unidos, nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company, especialmente para D. Pedro II, e instalado no Palácio Imperial de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, hoje o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Ainda em 1877, começou a funcionar uma linha telefônica ligando a loja O Grande Mágico, na Rua do Ouvidor, ao Quartel do Corpo de Bombeiros. 

                                 
 
         
                                                     
                                  
       
 
                                                          
                                                                                                 
                                   
                                                           
                                  
      

01