01 

1954/1955      

A Gestação do Rock Brasileiro

No Brasil na metade dos anos 50, a música jovem que seria a precursora do rock and roll na verdade era o foxtrot , um ritmo e uma dança popularizados pelo ator americano Harry Fox em 1914.

Por isso, Neurastênico, gravada em 09/08/1954 por Rau l de Barros e sua Orquestra, conjunto de samba, bolero, foxtrot e swing, é apontada como 

A 1a. GRAVAÇÃO DE ROCK DO BRASIL, mesmo sendo apenas um "foxtrot" divertido.

Neurastênico seria posteriormente (em 1957) regravada com ainda maior sucesso por Betinho e seu Conjunto, aliás o verdadeiro compositor da música.

                           
                           Ouça no link abaixo                            Neurastênico  

__________________________________________________________________

"A surpresa outro dia, no programa Cesar de Alencar, na Radio Nacional, foi Nora Ney cantando em inglês uma melodia lançada num filme americano" dizia a Revista do Radio em sua edição de novembro de 1955.

O filme era Blackboard Jungle (no Brasil, Sementes da Violência) e a tal "melodia",  o primeiro sucesso mundial do rock and roll, Rock around the clock,  de  Bill Haley & His Comets,trilha sonora do filme. A gravação foi feita às pressas pela gravadora Continental, aproveitando o enorme sucesso mundial do filme, que estava sendo lançado no Brasil naquele mesmo mês.

Em 24 de Outubro de 1955

Nora Ney, cantora carioca de samba-canção, na época já com 33 anos,  faz a 1a. gravação de um rock da história do Brasil: Ronda das Horas , versão de Rock around the clock de Bill Haley, lançada por ele nos EUA em abril de 1954. O disco com a gravação de Nora, apesar desta ser no original em inglês, sai com o título "Ronda das Horas".

Eis a história da gravação de Nora Ney:

Um "olheiro" da  Rádio Nacional está nos EUA  justamente na ocasião do lançamento do filme.

Ficando impressionado com o novo ritmo da música de abertura, compra uma cópia do 78 rpm com esta música  e a trás para o Brasil. A direção da Rádio Nacional no Rio de Janeiro ao ouvir a gravação, se entusiasma.

Nora Ney é escolhida  para gravar  devido tão somente ao  fato de possuir ótima dicção e pronúncia do inglês, e não  por seu estilo (músicas de “fossa “e “dor de cotovelo”).

Aprovada a gravação pela gravadora Continental, a orquestra teve que "tirar" a música de ouvido, pois era um ritmo totalmente "alienígena" jamais visto antes no Brasil.

Quando finalmente aparecem  por aqui as primeiras cópias do disco original de Bill Haley,  Nora já havia “estourado” com a música. (naquele  tempo não tinha MP3).

Portanto, quem lançou o Rock no Brasil foi Nora Ney, antes de qualquer astro americano .

Este foi o único rock gravado por Nora que, ironicamente, em 1961 gravaria o samba Cansei de Rock.

                                 

                Ouça no link abaixo

               Ronda das Horas                

Em 28 de Novembro de 1955, 

Heleninha Silveira, cantora do "cast" da gravadora Odeon, a pedido de sua direção, que sentira-se "no prejuízo" com o sucesso da gravação de Rock around the Clock com Nora Ney, cantora da concorrente gravadora Continental, grava um disco com a versão em português da mesma música, feita por Julio Nagib, com o nome de Ronda das Horas.

Esta seria, portanto, a primeira versão em português de um autêntico rock americano, embora tenha acabado por não ter muito sucesso, pois os jovens preferiam a versão em inglês cantada por Nora Ney, que se aproximava mais do original de Bill Haley.

                               

                                   Ouça no link abaixo

Ronda das Horas

                               

  Ouça no link abaixo     

Rock around the clock

  01 

História  história Historia historia, Música música musica História da Música história da música  Historia da Musica Música Musica música musicaHistória  história Historia historia, Música música musica História da Música história da música  Historia da Musica Música Musica música musicaHistória  história Historia historia, Música música musica História da Música história da música  Historia da Musica Música Musica música musicaHistória  história Historia historia, Música música musica História da Música história da música  Historia da Musica Música Musica música musica