93

1973.6

Secos & Molhados 1o. LP

Tim Maia - Réu confesso-Gostava tanto de você 

Grupo Bendegó 1o. LP - Bendengó-Gereba

Maria Bethânia - LP Drama 3o. Ato

Hits Brasil Chrystian - No broken heart

 

Entre 23 de Maio e 08 de Junho de 1973, 

Secos & Molhadosgrupo paulista  que iniciara a carreira em 10 de Novembro de 1971, entra no Estúdio Prova em São Paulo, para gravar seu 1o. Álbum (LP), homônimo.

O disco é tão original, inovador, e impactante que venderia mais de um milhão de cópias em poucos meses e seria posteriormente indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone  como o 5o. Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos

A mesma revista elegeria duas de suas músicas, Sangue Latino e Rosa de Hiroshima como, respectivamente, a 40a. e a 69a. Músicas Brasileiras Mais Importantes de Todos Os Tempos.

Até a capa seria cultuada. Em 2001 o jornal A Folha de São a indicaria como A Melhor Capa de LP de Toda A História da Música Brasileira.

                                       
        Ouça o LP completo no link abaixo
Secos & Molhados - 1o. LP         
                                  Pauta de gravação do LP

__________________________________________________________________

Em 24 de Maio de 1973, 

Tim Maia inicia as gravações de um compacto duplo que traz dois dos maiores sucessos de sua carreira, clássicos absolutos da MPB em todos os tempos:  Réu Confesso e  Gostava tanto de você .

                                   

        Ouça nos links abaixo

1 - Réu confesso

2 - Do your thing , behave yourself

3 - Gostava tanto de você

4 - Compadre                                    

__________________________________________________________________

Em 09 de Junho de 1973,

O Grupo Bendengó,  (nome que se refere ao meteorito Bendegó, que caira no sertão baiano em 1784 - a palavra bendegó signifca, em tupi-guarani,  vindo do céu ) grupo que funde rock progressivo, psicodelismo a ritmos nordestinos; formado na Bahia no início dos anos 1970, lança seu 1º. LP, cujas gravações haviam se inicidado em junho do ano anterior, quando foram contratados pelo selo Fontana, da  gravadora Phonogram (Phillips).

O disco trás na capa o nome do grupo grafado + o nome de seu fundador, Gereba. Bendengó-Gereba

O grupo, a partir de 1975 teria entre seus membros os músicos Hely Rodrigues  e Vermelho, (José Geraldo de Castro Moreira) que sairiam em 1979 para formar o grupo 14 BIS, com Flavio Venturini, Claudio Venturini e Sergio Magrão.

                                   
             Ouça o LP completo no link abaixo
                       
Bendengó-Gereba

__________________________________________________________________

Em 09 de Junho de 1973, 

Maria Bethânia estréia no Teatro da Praia, no Rio de Janeiro,  o show Drama-Luz da noite, dirigido  por Antonio Bivar.

O show teve um sucesso tão grande que ficou vários meses em cartaz e foi gravado, gerando o álbum ao vivo  Drama - 3o. Ato: Luz da Noite, lançado em dezembro.

O disco leva esse nome por ser uma espécie de continuação de seu álbum da ano anterior,  Drama - Anjo Exterminado (trazendo, inclusive, várias versões ao vivo desse disco) que era dividido em "dois atos",  como numa peça de teatro.

 O álbum tornar-se-ia um dos maiores marcos da carreira de Bethânia e um dos ícones da música brasileira dos anos 70, trazendo versões ao vivo de clássicos como Oração da Mãe Menininha (de Dorival Caymmi - regravada nesse mesmo ano em um dueto om Gal Costa e lançada em um compacto de enorme sucesso)), Esse cara ( de seu irmão, Caetano Veloso), Como vai você (de Antonio Marcos) e Tatuagem (de Chico Buarque).

As músicas (algumas em formato de pot-pourri) são entremeadas por textos e poemas de Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Luiz Carlos Lacerda e também do diretor do show, Antonio Bivar e da própria Bethânia.

                               
          Ouça o LP completo no link abaixo
                   
Drama - 3o. Ato

____________________________________________________________________

Em 10 de Junho de 1973, 

Chrystian,  grava um compacto com No broken heart,  outro grande sucesso, logo depois do 1o.,  Don't say goodbye, lançado poucos meses antes, 78o. lugar nas paradas de sucesso brasileiras

Chrystian teria 14 músicas suas, cantadas em inglêsincluídas em trilhas sonoras de novelas na década de 70.

Chrystian e seu irmão Ralph (Ralph Richardson da Silva), ambos goianos, a partir de 1982 dariam uma guinada em sua carreira, formando a dupla  Chrystian & Ralf  , uma das precursoras do "sertanejo moderno". 

Nessa época, no início dos anos 70, Ralf adotava o pseudônimo de Don Eliott.

Durante toda a década de 70 os dois irmãos goianos seriam importantes expoentes do Hits Brasil,  segmento em que, a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passaram a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. 

Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

fantasia em torno desses artistas era tão bem montada que, para evitar que fossem reconhecidos (até porque quase nenhum deles falava inglês),  os discos vinham com fotos falsas ou desfocadas, (como neste disco de Chrystian), e eles pouco faziam shows ou se apresentavam em televisão.

Chrystian chegava ao ponto de apresentar-se em programas de TV com uma longa capa prateada, dizendo-se britânico, e levando com ele um intérprete para traduzir as frases que inventava como fossem em inglês.

                
                             Ouça no link  abaixo                                                            No broken heart

93