91

1973.4

Raul Seixas 

24 Maiores Sucessos da Era do Rock  LP / 20 Anos de Rock

Ouro de tolo compacto

Krig-ha, bandolo! LP (1o. solo)

 

Em 02 de Março de 1973, 

Raul Seixas, graças ao grande sucesso obtido em setembro do ano anterior no VII FIC (Festival Internacional da Canção) da TV Globo, com  "Let me sing, Let me sing", consegue um contrato com a gravadora Phillips, onde em caráter de "teste" grava (com produção dele mesmo, Nelson Motta e Marco Mazzola) um Álbum (LP) com o nome Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, com clássicos do rock (tanto internacional como brasileiro) dos anos 50 e 60.

O disco nem sequer traz seu nome na capa (apenas na contra-capa, como produtor), sendo atribuído a um tal de grupo "Rock Generation", inventado pela gravadora.

Somente em 1975, com Raul já consagrado nacionalmente, é que o disco seria relançado com seu nome na capa e rebatizado como 20 Anos de Rock.

                                         

        Ouça nos links abaixo

1 -  Rock around the clock / Blue Suede Shoes / Tutti-Frutti / Long Tall Sally

2 - Rua Augusta / O Bom

3 - Poor little fool / Bernardine

4 - Estúpido Cúpido / Banho de lua / Lacinhos cor de rosa

5 - The Great Pretender

6 - Diana / Little darlin / Oh Carol / Runaway

7 - Marcianita / É proibido fumar / Pega ladrão

8 - Jambalaya / Shale, rattle and roll / Bop-a-lena

9 - Only you

10 - Vem quente que eu estou fervendo

20 Anos de Rock          

Em 03 de Abril de 1973, 

Raul Seixas grava um compacto com Ouro de tolo,.  seu 1o. grande sucessoum dos maiores clássicos da história da música brasileira, indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 16a. Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

O disco, que venderia mais de 60 mil cópias em poucos dias, (um enorme recorde para a época) colocaria Raul nas Paradas de Sucesso de todo o país, projetando-o a partir daí como uma das maiores lendas do rock brasileiro. O lado 2 do disco traz  A hora do trem passar.

                                     Ouça no link abaixo
           Ouro de Tolo               
                                      Ouça no link abaixo
        A Hora do Trem Passar        

Em 20 de Maio de 1973, 

Raul Seixas inicia as gravações de, Krig-ha, Bandolo, o  1o. Álbum (LP) oficial de sua carreira solo,, disco que o tornaria conhecido nacionalmente,  e faria de Rauuma das maiores lendas da história da música brasileira. 

O disco é tão inovador, tão impactante, que seria indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 12o. Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos

O álbum traz grandes clássicos, como Ouro de Tolo, Mosca na sopa e Metamorfose Ambulante, esta última tão antológica  e visceral que viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 39a. Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

No entanto, como tudo o que é revolucionário, o disco não foi bem recebido pela crítica da época, como pode ser comprovado pela matéria jornalística que retrata seu lançamento:

                                 

           Ouça o LP completo no link abaixo

             Krig-ha, bandolo! 

91