90

1973.3

Hits Brasil  Cynthia - Drops 

Benito di Paula compacto primeiros sucessos 

Jorge Ben - 10 Anos Depois - LP

Cyro Aguiar - Do you like samba

 

Em 02 de Março de 1973, 

Cynthia (Cintia Borges Favorito), é uma cantora paulistana, com quase 24 anos na época, integrante do chamado  Hits Brasil, segmento em que, a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passariam a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. 

Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

fantasia em torno desses artistas era tão bem montada que, para evitar que fossem reconhecidos (até porque quase nenhum deles falava inglês),  os discos vinham com fotos falsas ou desfocadas, (veja exemplo), e eles pouco faziam shows ou se apresentavam em televisão.

Cynthia nesse dia grava um compacto com  Dropso maior sucesso de sua carreira, uma balada romântica que venderia mais de 200 mil cópias em todo o Brasil, alavancada por sua inserção na trilha sonora da novela Mulheres de Areia, da extinta Rede Tupi de Televisão

Logo após o lançamento desta música, influenciada por um namorado, Cynthia discutiu com a direção de sua gravadora (Sinter, selo da Phillips, hoje Universal Music), exigindo a troca de seu produtor (Arnaldo Sacomani), o que fez com que acabasse demitida. 

A gravadora em seguida lançou uma outra cantora usando seu nome e passando-se por ela. 

A partir daí, embora tenha tido mais uma música incluída em outra novela, Cynthia nunca mais teve sucesso, tornando-se professora e intérprete de inglês, além de secretária bilíngüe, profissões que exerce hoje em dia (2013).

A MUSICASTÓRIA agradece à Cintia Borges Favorito,  a verdadeira Cynthia de Drops, que gentilmente cedeu-nos diretamente a maior  parte das informações deste tópico.

                                 
                Ouça no link abaixo
Drops             

__________________________________________________________________

Em  02 de Março de 1973, 

Benito di Paula, grava um compacto com seus dois primeiros sucessos, Retalhos de Cetim e Violão não se empresta a ninguém.  

A primeira ficou em 2o. lugar nas paradas de sucesso de todo o país nesse ano de 1973.

                               

         Ouça nos links abaixo

Retalhos de cetim

Violão não se empresta a ninguém

__________________________________________________________________

Em 02 de Março de 1973, 

Jorge Ben, em comemoração aos (na época) 10 anos de lançamento de seu 1o. disco em 1963,  grava seu 10o. Ál bum (LP), 10 Anos Depois, com potpourris de seus maiores sucessos até então, alguns dos maiores clássicos da história da música brasileira.

                                     
             Ouça o LP completo no link abaixo
10 Anos Depois - Jorge Ben 10o. LP

__________________________________________________________________

Em 02 de Março de 1973, 

Cyro Aguiar, cantor e compositor de Salvador (BA), grava um compacto com o primeiro grande sucesso de sua carreira, Do you like samba

A música é um sambão que faz uma crítica bem humorada às músicas cantadas em inglês na época por cantores brasileiros, que faziam sucesso principalmente nas trilhas sonoras das novelas.

O disco torna-se nesse ano um dos maiores hits dos programas de auditório das TVs e das rádios brasileiras, ficando em 37o. lugar em todo o Brasil.

                                       
                                 Ouça no link abaixo
                       
Do you like samba        

90