87

1973 

Hits BrasilChrystian - Don't say goodbye  / Paul Bryan - Listen

Jair Rodrigues - LP Orgulho de um sambista

 

Em 02 de Janeiro de 1973

Chrystian,  grava um compacto com Don't say goodbye, seu 1o. grande sucesso, um dos discos mais vendidos no Brasil nesse ano, com mais de um milhão de cópias, 51o. lugar nas paradas de sucesso brasileiras. 

A música foi "alavancada" ao ser incluída na trilha sonora da novela Cavalo de Aço, da TV Globo. 

Chrystian teria 14 músicas suas, cantadas em inglês, incluídas em trilhas sonoras de novelas na década de 70.

Chrystian e seu irmão Ralph (Ralph Richardson da Silva), ambos goianos, a partir de 1982 dariam uma guinada em sua carreira, formando a dupla  Chrystian & Ralf  , uma das precursoras do "sertanejo moderno". 

Nessa época, no início dos anos 70, Ralf adotava o pseudônimo de Don Eliott.

Durante toda a década de 70 os dois irmãos goianos seriam importantes expoentes do Hits Brasil segmento em que, a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passaram a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. 

Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

A fantasia em torno desses artistas era tão bem montada que, para evitar que fossem reconhecidos (até porque quase nenhum deles falava inglês),  os discos vinham com fotos falsas ou desfocadas, (como neste disco de Chrystian), e eles pouco faziam shows ou se apresentavam em televisão.

Chrystian chegava ao ponto de apresentar-se em programas de TV com uma longa capa prateada, dizendo-se britânico, e levando com ele um intérprete para traduzir as frases que inventava como fossem em inglês.

                               
                Ouça no link abaixo
Don't say goodbye     
                                 
                                       
                                   

____________________________________________________________________

Em 01 de Fevereiro de 1973,

 Paul Bryan  é o pseudônimo americano que o tecladista cego brasileiro Sérgio Sá, participando também do segmento Hits Brasil, utiliza ao lançar o 50o.compacto mais vendido nesse ano, a balada romântica  Listen,  até hoje muito tocada nas rádios em programas de flashbacks.

Sergio Sá também é o compositor de Don't say goodbye, gravada por Chrystian (vide acima), entre outros sucessos gravados em inglês. 

Como no disco de Chrystian (e outros desse segmento), a capa também sai com uma foto falsa e desfocada. 

Sérgio, por sua grande timidez, só se apresentou uma única vez na TV, em 2005, numa cena da novela América da Rede Globo, onde aparecia sendo entrevistado  por um personagem de Dudu Braga (filho de Roberto Carlos) no programa fictício "É Preciso Saber Viver",

                             
         Ouça no link abaixo
Listen           

__________________________________________________________________

Em 03 de Fevereiro de 1973, 

Jair Rodrigues  inicia as gravações de Orgulho de um Sambista, o 11o. LP de sua carreira (sem contar os 3 da trilogia Dois na Bossa, gravados com Elis Regina entre 1965 e 1967), que trás alguns dos maiores clássicos seus e da história do samba, como a faixa-título, Sou da madrugada,  Carnaval não envelhece, Tem capoeira e  Boi da cara preta, além de uma das primeiras gravações que Jair faria do gênero sertanejo, o clássico Menino da Porteira .

O disco seria um dos recordistas de vendas durante esse início dos anos 70, em todo o Brasil.

                 
                   Ouça nos links abaixo  
1 - Sou da madrugada / 2 -  Carnaval não envelhece3 - Tem capoeira / 4 -  Boi da cara preta / 5 - Lendas do Abaeté / 6 -  Menino da Porteira / 7 - Orgulho de um sambista

87