86

1972.9

Paulinho da Viola - LP A Dança da Solidão

O Terço 2o. LP

Eumir Deodato - Also Sprach  Zarathustra

 

Em 16 de Dezembro de 1972, 

Paulinho da Viola inicia as gravações de seu 11º. LP,  A  Dança da Solidão, que trás alguns de seus maiores sucessos, como Guardei minha viola, No pagode do Vavá e a faixa-título.

O disco é um dos maiores clássicos da MBP, a ponto da edição brasileira da revista Rolling Stone indicá-lo como o 30o. Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

                               
     Ouça o LP completo no link abaixo
 A Dança da Solidão         

___________________________________________________________________

Em 20 de Dezembro de 1972, 

O Terço  que com a saída do guitarrista Jorge Amiden no final de 1971 voltaria a ser um trio (Sérgio Hinds, Vinicius Cantuária e César de Mercês), inicia as gravações de seu 2o. Ál bum (LP),  Terço, tendo a participação de Luiz Paulo Simas (então no Modulo 1000) nos teclados, e um som agora assumidamente voltado para o rock progressivo, que viria a consagrar o grupo. 

                                     

           Ouça o LP completo no link abaixo

             Terço                         

___________________________________________________________________

Em 20 de Dezembro de 1972, 

Eumir Deodato, pianista, maestro, compositor e arranjador carioca, nesta época vivendo, já há alguns anos, nos EUA, alcança sucesso mundial com a gravação de um compacto com uma versão bem funkeada de Also Sprach Zarathustra, clássico de compositor alemão Richard Strauss, que 4 anos antes (1968) fora trilha sonora do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço

A música originalmente gravada entre 12 e 14 de setembro como parte de seu LP Prelude, chegaria ao segundo lugar na parada pop da revista Billboard em janeiro de 1973 e sétimo na inglesa. O compacto vendeu 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos.

                                     
         Ouça no link abaixo     
Also Spratch Zarathustra

86