78

1972.1

Caetano Veloso e Gilberto Gil compacto)  

Hits Brasil Light Reflections - Tell me once again (compacto)

 

Em 20 de Março de 1972, 

Caetano Veloso e Gilberto Gil,  que haviam voltado recentemente do exílio em Londres, conjuntamente gravam um compacto com dois dos maiores clássicos da música brasileira desse início de década, Cada macaco no seu galho e Chiclete com banana

                                 Ouça no link abaixo

Cada macaco no seu galho   

                                    Ouça no link abaixo

Chiclete com banana

                           

____________________________________________________________________

Em 20 de  Março de 1972, 

Light Reflections, grupo paulistano, um dos precursores do gênero que seria conhecido (entre outros nomes) como Hits Brasil, segmento em que, a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passaram a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. 

Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

fantasia em torno desses artistas era tão bem montada que, para evitar que fossem reconhecidos (até porque quase nenhum deles falava inglês),  os discos vinham com fotos falsas ou desfocadas, (veja exemplo), e eles pouco faziam shows ou se apresentavam em televisão.

Nesse dia o grupo grava um compacto com Tell me once again .

A música se tornaria um dos maiores clássicos dos anos 70 no Brasil, ficando por muito tempo entre os 10 mais vendidos no país, com mais de um milhão de cópias (nem Roberto Carlos vendia tanto nessa época)

A música foi incluída na trilha sonora da novela Uma Rosa com Amor da TV Globo, a partir de outubro, aumentando ainda mais o sucesso. A música teria 17 regravações internacionais em vários idiomas.

                             

               Ouça no link abaixo

Tell me once again       

78