75

1971.6

Renato Teixeira 1o. LP solo

Roberto Carlos 11o. LP 

A Bolha 1o. disco (compacto)

 

Em 10 de Novembro de 1971,

 Renato Teixeira, cantor e compositor de Santos (SP), porém criado no interior no estado (Taubaté), depois da gravação, em 1969,  de seu 1o. LP, um disco compartilhado com Chico Maranhão que não teve lançamento comercial, distribuído como brinde pela gravadora Marcus Pereira (ouça o LP aqui), entra nos Estúdios Prova, de São Paulo, para gravar seu 1o. LP solo, homônimo

Já nessa estreia Renato desfila todo o sentimento da música interiorana que o acompanharia por toda a carreira e do qual seria um dos grandes mestres. 

Porém, por razões comerciais, assim como o 1o., este LP também não seria lançado comercialmente na época, o que só viria a acontecer em 1978, após o sucesso que Renato alcançaria com a gravação de um de seus maiores clássicos, Romaria, feita por Elis Regina em seu disco de 1977.

                                         
                               
         Ouça o LP completo no link abaixo                                Álbum de família

____________________________________________________________________

20 de Novembro de 1971,  

Roberto Carlos inicia as gravações de seu  11o. Álbum (LP),

Um dos discos com mais músicas de sucesso na discografia de Roberto.

Praticamente metade das músicas tocaram maciçamente nas rádios, e uma boa parte tornou-se clássicos, seus e da história da música brasileira, como  Detalhes, Debaixo dos caracóis de seus cabelos (que Roberto fez em homenagem a Caetano Veloso, então exilado em Londres), Amada amante, Como dois e dois (de Caetano Veloso), Traumas (em homenagem a seu pai), e Todos estão surdos, sua segunda música de cunho religioso.

O disco é tão marcante e com tantos clássicos que a edição brasileira da revista Rolling Stone o indica como o 28o. Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos, e

Detalhes como a 8a. Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

                               

                              Ouça o LP completo no link abaixo

Roberto Carlos - 11o. LP    

____________________________________________________________________

Em 10 de Dezembro de 1971,  

A Bolha , uma das maiores lendas do rock brasileiro dos anos 70, grupo carioca formado em 1966 com o nome The Bubbles, abrasileirando o nome no começo de 71, grava o 1o. compacto com a nova denominação.

                                   
                     

1 - Sem nada

2 - Os Hemadecons cantavam em côro choooooooooooooo                    

75