65

1970.3

Dom e Ravel  / Os Incríveis - Eu te amo, meu Brasil  

Toquinho e Vinicius 1o. LP (ao vivo)

Rita Lee 1o. LP solo

 

Em 02 de Junho de 1970,

Dom e Ravel (Eustáquio e Eduardo Gomes de Farias), dupla de irmãos cearenses e criados em S. Paulo, aproveitando o sucesso da seleção brasileira na copa, compõem Eu te amo, meu Brasil, uma das músicas de maior sucesso no Brasil em toda a década, mas, que os transformaria em arautos da ditadura, pois enalteciam o Brasil no auge dos “anos de chumbo”

 Os Incríveis  é quem fazem a 1agravação da música (a versão de Dom e Ravel sairia pouco tempo depois) e, por isso, assim como a dupla de compositores, passam a ser execrados pela intelectualidade brasileira, o que, pouco depois, determinaria o fim do grupo.

                               
                       Ouça no link abaixo                             Eu te amo, meu Brasil          
                                               

                                                                Ouça no link abaixo

Eu te amo, meu Brasil

__________________________________________________________________

Em 03 de Junho de 1970, 

Toquinho,  Vinicius  de Moraes e Maria Creuza, embarcam no navio Eugenio C rumo a Buenos Aires, onde fariam uma série de shows na Boate La Fusa, sendo aí o início da parceria Toquinho e Vinicius, que duraria 10 anos (até a morte de Vinícius em 09 de julho de 1980), teria 120 canções, inúmeros sucessos, 25 discos e mais de 1.000 espetáculos.

O 1º. show, em 07 de junho seria gravado, resultando no 1º. LP da dupla, um dos maiores clássicos da música brasileira em todos os tempos: Vinicius de Moraes - En La Fusa con Maria Creuza y Toquinho.

                               

           Ouça o LP completo no link abaixo

Vinícius, Maria Creuza e Toquinho

____________________________________________________________________

Em 02 de Julho de 1970,

Rita Lee grava seu 1o. disco solo, o LP Build Up.

 Estimulada por André Midani,  então presidente da gravadora Phillips, Rita - que vinha fazendo diversos shows de moda, desfiles e happenings - acabou entrando em estúdio em São Paulo com seu então marido e parceiro de banda, Arnaldo Baptista na direção musical, Manoel Barenbein na produção e Rogerio Duprat fazendo os arranjos. Os Mutantes só não estiveram inteiramente presentes neste primeiro álbum solo de Rita Lee pois o guitarrista Sérgio Dias recusou-se a participar, pois discordava de que algum membro do grupo tivesse projetos paralelos. Lanny Gordin o substituiu e acabou fazendo os belos solos.

O disco traria o 1o. sucesso solo de Rita Lee, Joséversão (feita por Nara Leão, que então morava na França) da música Joseph, do francês Georges Moustaki.

                           

            Ouça o LP completo no link abaixo

Build Up 

                             

       Ouça no link abaixo    

Joseph      

65