59

1969.8

Os Novos Bahianos 1o. disco (compacto)

Erasmo Carlos - 7o. LP

 

Em 05 de Dezembro de 1969,

Os Novos Bahianos, que haviam iniciado a carreira poucos meses antes, em agosto,  com um show de estréia no Teatro Vila Velha, em Salvador, após participarem em novembro do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, gravam seu 1o. disco, um compacto que contém a música inscrita (mas, desclassificada), De Vera, de um lado,  e do outro,  Colégio de Aplicação.

Nesse início os Novos Bahianos eram um quarteto, formado por Galvão, Baby Consuelo, Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, dos quais apenas dois, Moraes e Baby, além de cantar tocavam algum instrumento, o violão.

Por isso, desde o primeiro momento, em julho,  chamaram como banda de apoio  Os Leifs, grupo formado em 1966 com o nome Os Minos, (com o qual gravaram 2 compactos) por Dadi (baixo), Baixinho (percussão, bateria), Pepeu Gomes (guitarras) e Jorginho Gomes (bateria). Os Minos chegarm a tocar no programa "O Bom" de Eduardo Araújo, na TV Excelsior em São Paulo.

Posteriormente, em 1975, quando Moraes Moreira partiu para a carreira solo, Os  Leifs, agora com o nome A Cor do Som, (sem Pepeu Gomes, que continuaria com Os Novos Bahianos) seguiram com ele. 

A partir de 1977 A Cor do Som seguiria sua própria carreira com o lançamento de seu primeiro disco (homônimo), porém tendo apenas Dadi Carvalho da formação original dos Leifs.

                                Ouça no link abaixo

De Vera      

     Ouça no link abaixo

                   Colégio de Aplicação           

                         

__________________________________________________________________

Em 10 de Dezembro de 1969, 

Erasmo Carlos inicia as gravações de Erasmo Carlos e Os Tremendões, seu 7o. Álbum (LP), que traz alguns de seus maiores sucessos, clássicos da música brasileira nesse final de década, como Teletema (também gravado na mesma época, com ainda maior sucesso, por Evinha), Sentado à beira do caminho, Coqueiro Verde e Vou ficar nu prá chamar sua atenção.

                           
                                   

1 - Estou dez anos atrasado

2 - Gloriosa

3 - Teletema

4 - Jeep

5 - Sentado à beira do caminho

6 - Coqueiro Verde

7 - Saudosismo

8 - Aquarela do BrasiL

9 - A bronca da galinha (porque viu o galo com outra)

10 - Menina

11 - Vou ficar nu prá chamar  sua atenção                                                      

59