37

1967.2

Ronnie Von - A Praça

Jair Rodrigues e Elis Regina - Dois na Bossa Número 3

Os Mutantes gravando como O'Seis

Chico Buarque - Quem te viu, quem te vê

 

Em 07 de Maio de 1967, 

Ronnie Von  grava um compacto simples com A Praça., um dos maiores sucessos de sua carreira, um dos maiores clássicos da música brasileira dos anos 60, 5o. lugar nas paradas de todo o Brasil nesse ano.

                                   

Ouça no link abaixo

A Praça        

 ___________________________________________________________________

Em 20 de Maio de 1966, 

Jair Rodrigues Elis Regina,  acompanhados pelo Luiz Loy Quintetogravam ao vivo, no Teatro Record de São Paulo, durante as apresentações de seu programa, O Fino da Bossa,  o 3o. dos 3 LPs que gravariam juntos

Chamado de Dois na Bossa Número 3  teria, assim como seu antecessor, um enorme sucesso, aumentando ainda mais a popularidade de Jair e Elis, mesmo com a proximidade do fim de O Fino da Bossa , programa que comandavam na TV Record,  que terminaria apenas um mês depois, em 19 de junho de 1967.

                                       
          Ouça o LP completo no link abaixo
               
Dois na Bossa número 3  

____________________________________________________________________

Em 20 de Maio de 1967, 

Os Mutantesmesmo já tendo registrado oficialmente este nome desde 15/10/1966, quando estrearam no programa de Ronnie Von, ainda usariam o antigo nome O'Seis na colaboração que deram neste dia (juntamente com um certo "Tio"), fazendo backing vocals em um  compacto do grupo Gemini II.

No Lado A o disco traz a música Lindouma  versão brasileira de Gro ovin',  um grande hit mundial do grupo americano The Young Rascalls,  e, do Lado B, Tchau Mug, música do brasileiro Edy Miranda.

Este compacto, lançado em agosto pela gravadora Continental,  tem uma história curiosa e um tanto "misteriosa":
 
Em parte alguma se encontra (nem na internet) qualquer informação sobre o grupo que o gravou, o Gemini II. 
Muito menos ainda sobre o "Tio",  que aparece nos créditos junto com O'Seis
A Musicastória está tentando confirmar com o músico e ator Laércio de Freitas a informação de que esse "Tio"  seria ele.
 
Quem tiver alguma informação e quiser colaborar, a Musicastória agradece.
 
Curiosamente na época em que foi gravado este disco, 1967, Os Mutantes já adotavam oficialmente este nome há algum tempo (desde 15-10-1966, data de sua estréia como Os Mutantes no programa de TV de Ronnie Von, seu "padrinho", que assim os batizara).
Então, não se entende bem o porque ainda aparecem como O'Seis nesta gravação.
 
Outra curiosidade: todos os sites que falam sobre este disco, até mesmo o dos Mutantes como grupo, ou os de cada um deles, apontam como data de sua gravação o ano de 1966
E não há como ser desse ano por 3 razões:
 
1 - Segundo o site americano Angelfire , que em uma de suas páginas apresenta a discografia oficial completa do The Young Rascalls (criadores de Groovin') em ordem cronológica de datas, (clique no nome do site e veja)  a música  Groovin'  foi originalmente gravada em 27-03-1967, e lançada em disco compacto simples em 10-04-1967.
Nesse caso, não haveria como Lindo ser de 1966, pois Groovin', o original em que foi baseada, só seria gravada e lançada por seus criadores no ano seguinte;
 
2 - Há outro site americano, Brazilian Record Labels, que (entre outras gravadoras brasileiras) relaciona, desde 1958, todos os discos da gravadora Continental, (pela qual foi gravado o compacto do Gemini II), que indica claramente a gravação em 1967 (clique no nome do site e comprove);
 
3 - Por sua vez, a música Tchau Mug (lado B do compacto) em seu nome e letra, refere-se ao Mug, um boneco de pano preto, parecido com um gorila desajeitado, criado no final de 1966, e que por alguns meses virou uma febre no Brasil todo, como um "amuleto da sorte".
Em 1967, época em que saiu o compacto, a moda do boneco já estava acabando, por isso o nome (e a letra) da música, Tchau Mug, "despedindo-se" do bicho.
 
Independentemente dos "mistérios" e das polêmicas, ouça abaixo Lindo,  Groovin', o original em que foi baseada, e, Tchau  Mug.
                                  

               

Ouça no link abaixo
Lindo 

                                    
          Ouça no link abaixo             Groovin'       
                                    

                 Ouça no link abaixo      

            Tchau Mug             

____________________________________________________________________

Em 25 de Maio de 1967, 

Chico Buarque de Hollanda grava um compacto com  dois dos maiores clássicos, seus e  da história da música popular brasileira: Quem te viu, quem te vê e Com açúcar, com afeto.

                               

                                  Ouça no link abaixo

Quem te viu, quem te vê

                                      

                                     Ouça no link abaixo

Com açúcar, com afeto

37