115

1975.8

Alcione 1o. LP - A voz do samba

Gonzaguinha 3o. LP - Plano de Vôo

Cassiano compacto - A lua e eu / Coleção

Simone 3o. LP solo - Gotas d'água

 

Em 20 de Agosto de 1975,

Alcione entra nos estúdios da Phillips carioca para iniciar as gravações de seu 1o. LP, A voz do samba.

O LP, um dos melhores discos de samba da década de 70, trás os grandes sucessos, O Surdo, lançado em um vidoclipe no programa Fantástico, da Rede Globo, em 28 de Setembro de 1975, e um dos maiores clássicos da história do samba, Não deixe o samba morrer.

O disco estouraria nacionalmente no ano seguinte, permanecendo 42 semanas seguidas nas paradas de sucesso, tornando A Marrom conhecida e cultuada em todo o país.

                          Ouça o LP completo no link ao lado: A  voz do samba

____________________________________________________________________

Em 01 de Setembro de 1975,

Gonzaguinha inicia as gravações de seu 3o. LP, Plano de Vôo.

Embora com ótimas músicas (como Geraldinos e Arquibaldos, um dos clássicos de Gonzaguinha), ainda não seria este o disco que o consagraria nacionalmente.

A crítica da época dividiu-se bastante em relação ao repertório, principalmente aos arranjos, considerados fracos.

O disco seria lançado pela gravadora Odeon no mês seguinte, em 16 de Outubro de 1975.

A vendagem acompanhou a crítica, sendo bastante modesta.

       Ouça o LP completo no link abaixo                            Plano de vôo

____________________________________________________________________

Em 01 de Setembro de 1975, 

Cassiano, cantor e compositor paraibano criado no Rio de Janeiro, grande amigo de Tim Maia e, juntamente com ele, um dos pais da soul music brasileira, entra nos estúdios da Polydor para gravar um compacto que trás os dois maiores sucessos de sua carreira, ícones da música negra do Brasil da década de 70: A lua e eu e Coleção.

Na época Cassiano já tinha uma longa carreira, mas só obtivera sucessos na voz do amigo Tim Maia que, em seu 1o. LP (de 1969) gravara Eu amo você e Primavera (vai chuva), dois dos maiores clássicos da história da música brasileira, ambas compostas por Cassiano em parceria com Silvio Rochael. Cassiano foi, inclusive, guitarrista de Tim nesse primeiro álbum dele.

Porém, a primeira vez que Cassiano teria um sucesso individual, seria com A lua e eu, quando, entre 27-10-1975 e 30-04-1976, esta fez parte da trilha sonora da novela O Grito, da Rede Globo de Televisão. 

Coleção, que na época fez um sucesso bem menor, estouraria em 1977, ao ser por sua vez inclusa em uma outra trilha sonora de novela, da mesma Rede Globo: Locomotivas (01-03 a 12-09-1977).

                        Ouça nos links abaixo                                                     A lua e eu                                                                    Coleção

____________________________________________________________________

Em 13 de Agosto de 1975,

Simone entra nos estúdios da Odeon carioca onde inicia as gravações de seu 3o. LP solo, Gotas d'agua.

O álbum, com produção do maestro Hermínio Bello de Carvalho, trás um luxuoso repertório e participações de grandes feras da música brasileira, como Chico Buarque, Milton Nascimento, João Bosco, Wagner Tiso, Toninho Horta, Novelli, Paulo Moura, Luís Eça, Nivaldo Ornellas, entre outros grandes músicos.

O LP foi sendo gravado aos poucos no decorrer do 2o. semestre de 1975, sendo lançado apenas em março de 1976.

Além da faixa-título, Gotas dágua (de Chico Buarque) cantada em duo com Milton Nascimento, o disco trás clássicos como Matriz ou filial, Latin lover e O trem da feio.


                                                        Ouça o LP completo no link ao lado: Gotas dágua

115