120

1975.13

Luiza Maria 1o. LP - Eu queria ser um anjo

Trilha Sonora Nacional Novela Pecado Capital LP

Rita Lee compacto duplo - Lá vou eu

Terreno Baldio 1o. LP - Pássaro Azul (ou Pirata)

 

Em 22 de Novembro de 1975, 

Luiza Maria (Camargo Xavier) é uma cantora e compositora carioca, contratada no início de 1975 pela gravadora Phillips (Phonogram), sob as bençãos do então executivo da mesma, Paulo Coelho, que apostava nela como uma grande revelação nacional.

Em razão dessa aposta, a gravadora investe pesado no lançamento da cantora em nível nacional, com shows em grandes casas noturnas, produção de clips e apresentação no programa Fantástico, da Rede Globo.

Nesse dia Luiza entra nos estúdios carioca da Phillips e inicia a gravação de Eu queria ser um anjo, seu 1o. LP, disco que trás composições suas e parcerias com grandes músicos como Jim Capaldi (do britânico Traffic), Lulu Santos, Rick Ferreira, Antonio Adolfo, Chico Batera, Arnaldo Brandão, Gustavo Schroeter, Dadi Carvalho e Mú Carvalho.

O repertório é composto, além de músicas próprias, de uma parceria com Paulo Coelho e Rick Ferreira (Na casca do ovo) e uma composição de Raul Seixas e Paulo Coelho (O príncipe valente).

Apesar de toda a promoção, devido à sua personalidade instável e difícil, Luiza não conseguiria alcançar o sucesso que Paulo Coelho projetava para ela, resumindo-se a  este LP, lançado em janeiro de 1976,  a única projeção verdadeira que teria em sua carreira, mesmo tratando-se de uma grande cantora e compositora, uma belíssima mulher e com um ótimo repertório. 

Participando posteriormente em discos e shows de diversos artistas (como Tim Maia e Ivan Lins), Luiza só gravaria um outro disco próprio em 1993, quando lançou o CD Tarântula, contendo um cover dos Beatles (Can’t buy me love) e uma regravação de Noel Rosa (Último desejo). O disco teve arranjos assinados por Marcio Montarroyos e Raymundo Nicioli, além da própria cantora, responsável também pela produção. 

 


                  Ouça o LP completo no link ao lado: Eu queria ser um anjo

____________________________________________________________________

Em 24 de Novembro de 1975, 

Pecado Capital é o nome da novela da Rede Globo que estreia nesse dia (encerrando-se em 04-06-1976), trazendo no LP de sua trilha sonora nacional alguns dos maiores clássicos da música brasileira dos anos 70, com nomes como Wando (com seu 1o. sucesso nacional, Moça), Martinho da Vila (Você não passa de uma mulher), Moraes Moreira (Se você pensa), Paulinho da Viola (Pecado Capital) e Luiz Melodia (Juventude Transviada).

                                                 Ouça o LP completo no link ao lado: Pecado Capital

____________________________________________________________________

Em 26, 27 e 28 de Novembro de 1975,

Rita Lee, acompanhada pelo Tutti-Frutti, entra no Estúdio Eldorado (16 canais), em São Paulo, para gravar um compacto duplo com músicas que tornar-se-iam alguns dos maiores clássicos de sua carreira e da história do rock brasileiro:

Lá vou eu, (incluída com grande sucesso na trilha sonora da novela global O Grito), Caçador de AventurasStatus e Ovelha Negra. Excetuando esta última, as demais nunca seriam lançadas nos LPs de Rita e Tutti-Frutti, só existindo, portanto, nesta versão do compacto, em coletâneas e regravações posteriormente , lançadas.

O compacto seria lançado em 16/01/1976.


                                     Lá vou eu / Caçador de aventuras
                                               Status / Ovelha negra

____________________________________________________________________

Em 01 de Dezembrode 

Em 10 de Dezembro de 1975

Terreno Baldio, é uma banda paulistana de rock progressivo formada em 1973 por João Kurk, voz e percussão, Roberto Lazzarini, teclados, Joaquim Corrêa na bateria, João Ascenção, baixista que viria a deixar a banda em 1977 dando lugar a Rodolfo Ayres Braga (ex Joelho de Porco); e, completando a formação, Mozart Mello como segundo vocal e guitarras.

Conhecido como o Gentle Giant brasileiro por conta da clara influência deste grupo em seu som, a banda entra nesse dia no estúdio da gravadora Pirata (nome que seria emprestado ao disco, que na verdade saiu apenas com o nome da banda na capa) e inicia as gravações de Pássaro Azul (outro nome emprestado, agora ao desenho da capa e à 1a. faixa), seu 1o. LP.

O disco seria lançado em junho de 1976 com apenas 3.000 cópias. As fitas-master do álbum desapareceriam nesta mesma época impedindo novas prensagens. O repertório é composto por uma música conceitual, enfatizando a liberdade e a natureza.

No final de 1976 o grupo receberia da crítica especializada, através de pesquisa do jornal Folha de São Paulo, o título de o melhor do ano, após ter se apresentado no festival Banana Progressiva. 


                                       Ouça o LP completo no link ao lado: Terreno Baldio

120