119

1975.12

Vanusa 6o. LP - Amigos novos e antigos

Ney Matogrosso e Fagner compacto

Novela O Grito - LPs Trilha Sonora Naciona e Internacional

Fafá de Belém 1o.LP - Tamba Tajá

João Nogueira 3o. LP - Vem que tem

 

Em 08 de Outubro  de 1975, 

Vanusa inicia as gravações de seu 6o. LPAmigos novos e antigos, o primeiro que foge à regra de seus anteriores, que só traziam o nome da cantora.

Neste álbum Vanusa tenta dar uma guinada em sua carreira, gravando muitos dos artistas mais respeitados e influentes da MPB, como Belchior, Luis Melodia e Fagner (que na época estavam se destacando no mercado), além dos já consagrados Milton Nascimento, Fernando Brant, João Bosco e Aldir Blanc, e também composições suas e de seu marido, Antonio Marcos.

O maior sucesso do disco seria Paralelas, de Belchior, um dos maiores clássicos dele, dela e da história da música brasileira dos anos 70.

O álbum seria lançado em novembro de 1975.

                                 Ouça o LP completo no link ao lado: Amigos novos e antigos

____________________________________________________________________

Entre 17 e 19 de Outubro de 1975, 

Ney Matogrosso e Fagner entram no Estúdio Level (Rio de Janeiro) para a gravação de um compacto com duas músicas: Postal de amor e Ponta do lápis.

O disco é uma consequência do show que os dois fizeram conjuntamente em 20 de Julho de 1975, na última noite do Festival de Belô - 1o. Camping Pop de Minas Gerais (entre 18 e 20/07/1975).

O disco, lançado em 27 de novembro de 1975 pela gravadora Continental (que na época mantinha ambos sob contrato), não obteve nenhum sucesso, mas é um curioso registro do encontro de dois artistas bastante diferentes.


                         Ouça as músicas nos links ao lado:   Postal de amor  /   Ponta do lápis

____________________________________________________________________

Em 27 de Outubro de 1975, 

O Grito é o nome da novela global das 22 horas que estreia nesse dia, trazendo em sua trilha sonora 2 LPs (nacional e internacional), com alguns dos maiores clássicos da música brasileira, cantados em português e/ou inglês (com os Hits Brazil, artistas brasileiros que gravavam em inglês a pedido de suas gravadoras, que buscavam músicas justamente para serem lançadas nas trilhas internacionais das novelas da época).

Alguns dos hits desses discos, são: Trilha Nacional: A lua e eu (Rita Lee), Um por todos (Elis Regina), A lua e eu (Cassiano) e Não corra atrás do sol (Luiza Maria) Trilha Internacional: True love (Steve Maclean - Helio Eduardo da Costa Manso, paulistano que iniciou sua carreira com a banda Sunday, já cantando em inglês, tornando-se posteriormente compositor de grandes sucessos breganejos, além de produtor de grandes gravadoras), Fly, Robin, fly (Silver Convention), E siamo qui (Wess & Dory Ghezzi), Tenderness (Twins) e Island girl (Elton John).

                                                           Ouça o LP completo no link ao lado: O Grito trilha nacional

                                       Ouça o LP completo no link ao lado: O Grito - trilha internacional

____________________________________________________________________

Em 05 de Novembro de 1975,

Fafá de Belém entra nos estúdios cariocas da Phillips e inicia as gravações de seu 1o. LP, Tamba-Tajá

O disco, muito bem produzido para uma cantora iniciante, trás um repertório bastante eclético com canções regionais do Pará e, curiosamente, três do Rio  Grande do Sul, do grupo Almôndegas (berço da futura dupla Kleiton e Kledir), nessa época também iniciante, além de uma música de Caetano Veloso (Cá Já), um clássico de Luiz Gonzaga (Xamêgo) e outro de Mario Lago (Fracasso).

Fafá até então só tivera duas gravações - Filho da Bahia, lançada exclusivamente, e com grande sucesso, na trilha sonora da novela global, Gabriela - e o compacto Emoriô, também um grande hit.

O LP, cujas gravações terminariam em fevereiro, seria lançado em abril de 1976 pelo selo Polydor, com excelente vendagem e outro sucesso nas rádios e TVs de todo o país, Haragana (que o Almôndegas gravara em seu LP no ano anterior).


                                      Ouça o LP completo no link ao lado: Tamba-Tajá

____________________________________________________________________

Em 20 de Novembro de 1975, 

João Nogueira entra nos estúdios da Odeon carioca onde inicia as gravações de Vem que tem, seu 3o. LP.

O disco, lançado em 14 de dezembro de 1975, trás Nó na madeira, seu primeiro grande sucesso, 48o. lugar nas paradas das rádios e TVs em todo o Brasil, que o projetaria para todo o Brasil, entre outros clássicos do samba.


                                         Ouça o LP completo no link ao lado: Vem que tem


119