104

1974.6

Simone 2o. LP - Quatro Paredes

Beth Carvalho 7o. LP - Prá seu governo

Moto Perpétuo 1o. (e único) LP

Novos Baianos 5o. LP - Vamos pro mundo

 Erasmo Carlos 9o. LP - Projeto Salva Terra

Ednardo 1o. LP - O Romance do Pavão Mysteriozo

 

Em 01 de Setembro de 1974, 

Simone entra nos estúdios da Odeon para iniciar as gravações de seu 2o. LP solo, Quatro Paredes.

Entre o 1o. LP (gravado em 05 de outubro de 1972 e lançado em 20 de março de 1973) e este 2o., Simone lançara outros 3: - Brazil Export 73, ao vivo em Bruxelas, com Roberto Ribeiro e João de Aquino / também em 1973, a coletânea ao vivo Expo-Som, com Leny Andrade, Márcia e Ari Vilela / e, no início de 1974, Festa Brasil, este também compartilhado com João de Aquino. 

Portanto, Quatro Paredes também pode ser considerado o 5o. LP da cantora.

Os destaques deste álbum são a faixa que o abre, De frente pro crime, que seu autor, João Bosco, só gravaria em janeiro de 1975 (em seu 2o. LP, Caça à raposa), Samba, suor e cerveja, de Caetano Veloso, e a tradicional A Saudade mata a gente, de João de Barro, o Braguinha.

As demais faixas, que, assim como as citadas acima, foram produzidas e dirigidas pelos competentíssimos maestros Gaya, Hermínio Bello de Carvalho e Luiz Eça, revestem-se de uma sonoridade mais melancólica, com um clima triste e denso, que marcaria muitos álbuns da carreira de Simone. 

                               
                                 
                                   
                                               Ouça o LP completo no link abaixo                                                                        Quatro Paredes

___________________________________________________________________

Em 10 de Setembro de 1974, 

Beth Carvalho inicia as gravações de seu 7o. LP, Prá seu governo.

O disco, o 2o. da carreira de Beth que é dedicado especialmente ao samba, é um dos maiores clássicos da história desse gênero nos anos 70, e trás dois dos maiores sucessos de Beth e das paradas brasileiras de 1974, 1.800 colinas (24o. lugar) e Maior é Deus.

A gravadora carioca Tapecar lançaria o álbum em 01 de Outubro de 1974.

                               
    
                                   
                                                 Ouça o LP completo no link abaixo                                                                                                    Prá seu governo

____________________________________________________________________

Em 25 de Setembro de 1974,

Moto Perpétuo, grupo paulista que iniciara sua carreira no começo desse ano,  uma das maiores lendas do  rock brasileiro na década de 70, empresariados por Moracy do Val, que na época também tinha sob contrato os superstars Secos & Molhados, conseguem graças a ele um contrato com a gravadora Continental.

Nesse dia o grupo entra no estúdio Sonima, de São Paulo, para a gravação de seu 1o. e único LP, homônimo.

O grupo tinha entre seus fundadores Guilherme Arantes,  cantor e tecladista que a partir de 2 anos depois (1976), tornar- se-ia um  dos maiores ídolos pop do Brasil.

Curiosamente o grupo gravaria e lançaria seu LP antes mesmo de seu show de estreia, que aconteceria apenas no mês seguinte, novembro, uma 2a. feira dia 11, no Teatro 13 de Maio, no bairro do Bexiga em São Paulo. 

                                       
       Ouça o LP completo no link ao lado:     Moto Perpétuo
                                 
                       

____________________________________________________________________

Em 01 de Outubro de 1974, 

Os Novos Baianos, agora contratados pela Som Livre (gravadora da Rede Globo) e morando num sítio em São Paulo, iniciam a gravação de seu 5o. LP, Vamos pro mundo

É a primera vez que o grupo lança dois álbuns em um mesmo ano, embora por gravadoras diferentes (o anterior, Linguagem do Alunte, saira no início de 1974 pela Continental).

O disco marca o princípio da ruptura do grupo, com o início do afastamento gradual de Moraes Moreira (no álbum ele já não canta, embora a maioria das músicas sejam suas), que até o final do ano se afastaria definitivamente, iniciando em 1975 a sua carreira solo.

Pouco depois Galvão e Dadi também deixam o grupo, aumentando ainda mais a crise gerada com a saída de Moraes. Tudo isso faz com que o novo álbum acabe tendo uma repercussão negativa, frustrando não só sua vendagem, mas também os planos do grupo para uma carreira internacional (por isso o título Vamos pro mundo) que então se delineava.

Realmente uma lástima, pois o LP, lançado em dezembro de 1974, pode ser apontado como um dos mais criativos do grupo,  um espetáculo sonoro, levado pelo cavaquinho elétrico de Jorginho e a ácida guitarra de Pepeu.

                                          
              
                                  
                                             
                                                
                               
                                 
                                                     Ouça o LP completo no link abaixo                                                                                                                Vamos pro mundo

____________________________________________________________________

Em 02 de Outubro de 1974, 

Erasmo Carlos inicia as gravações de seu 9º. LP, um dos marcos na história do rock brasileiro dos anos 70 e de todos os tempos, fazendo com que a partir daí  Erasmo passasse a ser conhecido pelos roqueiros como o pai do rock nacional:  1990-Projeto Salva Terra

                                   
                Ouça o LP completo no link abaixo                                  1990 Projeto Salva-Terra

____________________________________________________________________

Em 03 de Outubro de 1974,

Ednardo, cantor e compositor cearense, entra nos estúdios da RCA Victor de São Paulo para gravar seu 1o. LP solo, O Romance do Pavão Mysteriozo,  que trás seu grande hit, Pavão mysteryoso, um dos maiores clássicos da música brasileira nos anos 70, mas que só explodiria nacionalmente a partir de sua inclusão na trilha da novela Saramandaia, da Rede Globo, em maio de 1976 (em sua 1.a versão, pois a novela teria uma 2a., em 2013). 

Em novembro de 1972 Ednardo gravara um outro LP (lançado em 1973),  chamado O Pessoal do Ceará, compartilhado com a dupla (e casal) conterrânea Rodger e Teti.

                                            
           Ouça O LP completo no link abaixo                 O Romance do Pavão Mysteriozo
                                                   
                                     Ouça o LP completo no link abaixo                                             O pessoal do Ceará
 

104