102

1974.4

Gonzaguinha 2o. LP

Clara Nunes 8o. LP

Mac Rybell 1o. (e único) LP

Elis Regina 13o.LP - Elis

 

Em 07 de Março de 1974, 

Gonzaguinha grava no 2º. LP (homônimo) o seu 1º. grande sucesso, a música que o projetaria em todo o Brasil e que daria início à consolidação de sua carreira: Galope (...êêê...sacode a poeira...  embalança, embalança, embalança, embalan-çá).

O álbum, lançado em julho trás ainda outros grandes clássicos deles, como Pois é, seu Zé e Meu coração é um pandeiro, além de um de seu pai, Gonzagão, Assum Preto.

                           
            Ouça o LPcompleto no link abaixo 
                      
Luiz Gonzaga Jr.

____________________________________________________________________

 Em 12 de Março de 1974, 

Clara Nunes, cantora mineira, uma das mais marcantes e influentes artistas da história da música popular brasileira, teve uma curta carreira, iniciada em 1952 (com 9 anos), profissionalizando-se a partir de 1960, lançando seu 1º. LP em 1965, e encerrada precoce (com pouco menos de 40 anos, em 1983) e tragicamente, resultado de uma reação alérgica à uma simples cirurgia de varizes.

Clara inicia nesse dia em 1974, as gravações de seu  8º. LP, Alvorecer, que lhe  traria a consagração nacional, com vendagem acima de 700.000 cópias.

O disco trás vários de seus maiores sucessos como Menino Deus, Samba da volta, Meu sapato já furou, Nanaê Nanã Naiana, Pau de arara e Conto de areia. O disco a consagraria definitivamente como uma das maiores intérpretes da música brasileira em todos os tempos. 

                                            
         Ouça o LP completo no link abaixo
                           
Alvorecer        

____________________________________________________________________

Em 02 de abril de 1974, 

Mac Rybell, grupo do interior paulista (cidade de Assis, a 448 kms da capital) formado em 1964, com grande atuação em bailes nos principais clubes do estado e fora dele, cujo nome era formado pelas iniciais de seus integrantes, (Mario, Caio, Rodolfo, Irineu e Bell) foi um dos poucos (talvez o único) grupos de cidades do interior de São Paulo a fazer sucesso nacional, sendo convidado para programas de TV e radio como Chacrinha, Silvio Santos, Bolinha e Flavio Cavalcanti.

Esse sucesso seria solidifcado com a música Meu sonho, inserida em seu 1º. (e único) LP, gravado nesse dia pela gravadora Beverly. e que seria uma das mais tocadas nas rádios brasileiras em 1974.

Porém, o sucesso e a discografia do grupo não resumem-se a esse LP (que leva apenas seu nome).

Na verdade o grupo despontaria nacionalmente (acompanhando inclusive figuras de destaque da música jovem como Wanderléia - veja imagem abaixo) com o lançamento de um compacto gravado em 1968, com a música dos Rolling Stones, The lantern, que na época era inédita no Brasil, ou seja, o Mac gravou-a aqui antes mesmo do lançamento original dos StonesO lado b do compacto trazia uma música própria do grupo: Shadow.

OBS. O autor da Musicastória teve o prazer de produzir vários bailes do Mac Rybell nos anos 70, e é testemunha de que o grupo era um dos mais extraordinários nesse segmento. 

Pode-se citar paralelamente outros grupos, com qualidade comparável, da mesma região (interior paulista), que foram igualmente produzidos por este autor, como Yarassus (de Marília, "nascido" no Yara Clube dessa cidade) e Crazys (de Rancharia - Rominha, o vocalista, e sua turma, faziam covers do Pink Floyd que todos achavam ser playback, de tão perfeitos).

                                      
 Ouça músicas deste LP nos links abaixo
Meu sonho / The first time that I saw /         Amor ainda existe / Wait / Como posso viver / Apocalipse 

          
                              
            Ouça o compacto nos links abaixo
                         The lantern / Shadow

____________________________________________________________________

 Em 02 de Maio de 1974, 

Elis Regina, logo após voltar dos Estados Unidos, onde (entre 22-02 e 09-03) gravara um álbum com Tom Jobim (o clássico Elis & Tom), agora morando em São Paulo, no Brooklyn, com seu marido César Camargo Mariano, entra nos Estúdios Sonima em São Paulo para iniciar as gravações de seu 13o. LPElis.

O álbum é repleto de clássicos da cantora e da história da música brasileira, como Travessia, Ponta de areia (ambas de Milton Nascimento), O mestre-sala dos mares, Dois prá lá dois prá cá e Caça a raposa (as 3 de João Bosco).

                                   
          
                                  
                  
                       Ouça o LP completo no link abaixo                                      Elis

102