101

1974.3

Hits Brasil Pholhas 2o. LP - Forever

Luiz Ayrão - No silêncio da madrugada

Elis & Tom LP

Belchior 1o. LP

Ave Sangria 1o. (e único) LP

 

Em 25 de Janeiro de 1974, 

Pholhas, banda paulistana com repertório todo em inglês,um dos precursores e dos mais importantes expoentes do gênero  Hits Brasil,  segmento em que, a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passaram a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. 

Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

fantasia em torno desses artistas era tão bem montada que, para evitar que fossem reconhecidos (até porque quase nenhum deles falava inglês),  os discos vinham com fotos falsas ou desfocadas, (como neste disco de Chrystian), e eles pouco faziam shows ou se apresentavam em televisão.

O Pholhas, que vinha de um enorme sucesso de seu 1o. LP, lançado em 1972,  inicia neste dia as gravações do 2º. LP, Forever, que viria a ter um sucesso quase tão grande como o 1º., consagrando-os como um dos grupos de maior vendagem da história da música feita em inglês  no Brasil, em todos os tempos.

                                                        
                                        Ouça o LP completo no link abaixo
                             
Forever

____________________________________________________________________

Em 27 de Janeiro de 1974, 

Luiz Ayrão, cantor e compositor carioca, na sequência da recém-lançada Porta aberta, seu 1o. grande sucesso nacional, lança um 2o. compacto, com No silêncio da madrugada.

Outro enorme êxito, alcançando o 4o. lugar nas rádios de todo o Brasil, vendendo mais de 300 mil cópias e tornando-se um dos maiores clássicos seus e da história do samba nos anos 70. 

                                           
                      Ouça no link abaixo                                       No silêncio da madrugada

___________________________________________________________________

Entre 22 de Fevereiro e 09 de Março de 1974,

Elis Regina e Tom Jobim gravam, no MGM Studios, na Califórnia,  um LP juntos.

O disco, que leva o título de Elis & Tom,  é tão marcante que a edição brasileira da revista Rolling Stone indica-o como o número 11 entre os 100 Discos Brasileiros Mais Importantes de Todos os Tempos.

Por sua vez, Águas de março, o maior sucesso do disco, foi apontada pela mesma revista como a número 2 entre as 100 Músicas Brasileiras Mais Importantes de Todos os Tempos.

 
         Ouça o LP completo no link abaixo
                         
Elis & Tom

____________________________________________________________________

Em 02 de Março de 1974, 

Belchior, cantor e compositor cearense (Sobral), um dos mais influentes da MPB, que começara a carreira em 1965, inicia as gravações de seu 1º.LP,  Mote e Glosa, que trás A Palo seco e Todo sujo de batom,  seus 1os. sucessos nacionais, ícones dos anos 70.

                                               
             Ouça o LP completo no link abaixo  
                                    Mote e Glosa            

____________________________________________________________________

Em 03 de Março de 1974, 

Ave Sangria, banda pernambucana (Recife), um dos principais expoentes do rock nordestino nos anos 70, entra nos estúdios da Continental no Rio de Janeiro para a gravação de seu 1. (e único) LP, homônimo.

O grupo, criado no final de 1971 com o nome de Tamarineira Village, faria seu 1o. grande show em 01-01-1972 em Nova Jerusalém, distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, a 200 quilômetros de Recife, no evento denominado Feira Experimental de Música.

O Ave Sangria não chegou a alçar vôo. Teve as asas cortadas pela censura, que proibiu a faixa Seu Waldir , com menos de um mês do lançamento do álbum, que foi retirado de circulação, e relançado sem a faixa subversiva. O grupo, que estava no início da divulgação, não se refez do golpe. 

Em 28 e 29 de dezembro de 1974, apresentou dois concertos no Teatro Santa Isabel, do show Perfume y Baratchos, e logo em seguida, desfez-se. A partir de então vários de seus membros passariam a acompanhar Alceu Valença, como sua banda de apoio.

Apesar da curta existência a  banda é uma das maiores lendas do rock nordestino, influência para inúmeros grupos e artistas como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Lenine, O Rappa,  Planet Hemp, Belchior, etc...da moderna música nordestina e de todo o Brasil.

                                
                         
                         
                                   Ouça o LP completo no link abaixo                                                     Ave Sangria

101