14

1963

Garota de Ipanema 1as. gravações

João Gilberto 1o. disco de sucesso mundial

 

Em 15 de Janeiro de 1963, 

Pery Ribeiro, cantor e compositor carioca, grava um co mpacto que traz a primeira gravação de Garota de Ipanema, música de Tom  Jobim e Vinicius  de Moraes, lançada por eles em agosto de 1962 numa série de shows junto com João Gilberto, na Boate Bon Gourmet no Rio de Janeiro.

Um dos maiores ícones e a música brasileira mais gravada em todo o o mundo, é tão antlógica e visceralmente importante, que  seria indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 27a. Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

                                   

                           Ouça no link abaixo

Garota de Ipanema

Em 10 de março de 1963, 

O próprio Tom Jobim faria sua gravação (versão somente instrumental) de Garota de Ipanema, a 2a. gravação dela, portanto, em seu  Álbum The Composer of Desafinado plays, gravado e lançado nos Estados Unidos.

                               

                      Ouça o LP completo no link abaixo

Garota de Ipanema (+ Álbum "The Composer of Desafinado

Garota de Ipanema é a 2a. música com mais versões em todo o mundo em todos os tempos, com mais de 500 regravações, superada apenas por Yesterday, dos Beatles.

____________________________________________________________________

Em 18 e 19 de março de 1963, 

João Gilberto , sua mulher, Astrud Gilberto Tom Jobim e Milton Banana, acompanhados pelo saxofonista de jazz americano Stan Getz, gravam nos estúdios da Verve Records em Nova Iorque, o Álbum (LP) Ge tz/Gilberto  , que trás a versão que popularizaria e consagraria mundialmente Garota de Ipanemacantada em inglês por Astrud Gilberto com o nome de The girl from Ipanema.

Este é o disco responsável pelo sucesso mundial não só de Garota de Ipanema, como da Bossa Nova como gênero musical.  Sua importância é tão grande que seria indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 70o. Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

A edição americana da mesma revista o indica como o 454o. Disco Mais Importante de Todos Os Tempos em Todo O Mundo.

                                 

             

Ouça nos links abaixo

1 - The girl from Ipanema

2 - Doralice

3 - Para machucar meu coração

4 - Desafinado

5 - Corcovado

6 - Só danço samba

7 - O grande amor

8 - Vivo sonhando                               

14